Decorreu no passado dia 26 de maio, pelas 21h30 no Musicbox, a entrega de prémios do 48 Hour Film Project Lisboa. A equipa Black.Art venceu o grande prémio da noite, Melhor Filme de 2019, com “Do Outro Lado”, o filme que apresentará com os restantes vencedores de todo o mundo no Filmapalooza 2020

Os elementos obrigatórios de incluir nesta edição eram: a personagem Lauro ou Laura Esteves, cineasta; uma bola; e a frase “10 anos é muito tempo”. O desafio foi levado a cabo durante 48 horas a além da equipa Black.Art ficaram no pódio “Quando a noite caiu, descobri quem eras” de Qualidade., em segundo lugar, e “O Dedo Podre” de Circuito Suplente, em terceiro. 

O prémio do Público, entregue pelo Gerador, destacou “Cacofonite” de Carmindo Filmes, “Do Outro Lado” de Black.Art, “Olha a Bola, Miguel” de Socorro Produções e “Esteves” de Take W. O filme da equipa Black.Art ganhou ainda os prémios de melhor argumento, melhor edição, melhor design de som e melhor realização. 

A melhor fotografia foi atribuída a “Quando a noite caiu, descobri quem eras” de Qualidade., bem como a melhor direção de arte e a melhor utilização do género. Diogo Martins e Anna Eremin foram considerados melhor ator e atriz, respetivamente, e a menção honrosa de melhor interpretação foi dada a Fabiana Saraiva. “O Guerreiro” de Redrum foi destacado pela melhor utilização do personagem, “Esteves” de Take W pela melhor utilização do objeto/adereço, “Poliestireno” de Comprimido’s pela melhor utilização de frase.

O prémio de melhor trailer foi para a Socorro Produções, o Prémio Cinema pela Inclusão para SE7E com “Xeque-Mate”, o Prémio CurtaLisboa para a Bo.O.B. Productions com “Era para ser”, o Prémio Hashtag para Black.Art (o grupo que venceu o melhor filme) e o Prémio Visões Jovens foi atribuído à Take W.

Black.Art vai competir contra curtas-metragens de todo o mundo no Filmapalooza 2020, em Roterdão, habilitando-se a ganhar o Grande Prémio de Melhor Filme do Ano, o que significa ver a sua curta no Short Film Corner do Festival em Cannes, também em 2020. Sabe mais sobre o 48 Hour Film Project Lisboa, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Jakob Owens disponível via Unsplash
O 48 Hour Film Project Lisboa e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.