O dossiê de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura será apresentado hoje, 14 de janeiro, às 18h, no Café-Concerto RUM by Mavy. O evento consistirá numa conversa aberta ao público e conduzida pela RUM - Rádio Universitária do Minho. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

"Será um momento de partilha e de reflexão sobre o percurso percorrido, sobre onde a cidade está e onde quer chegar, bem como o momento de revelação do conceito da candidatura", é avançado em comunicado, sobre esta apresentação que contará com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, Cláudia Leite, coordenadora geral da Braga’27, Cristina Farinha, perita internacional em Capitais Europeias da Cultura e consultora externa da Braga’27, Laura Castro, diretora regional de cultura do Norte e membro do conselho estratégico da Braga’27, e João Duque, presidente do núcleo de Braga da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.A conversa será transmitida em direto na RUM - Rádio Universitária do Minho, bem como em live streaming nas redes sociais da Braga’27, da RUM e do Município de Braga.

O dossiê de candidatura é resultado do trabalho que a cidade e os seus habitantes têm vindo a desenvolver desde 2018. "Através da Braga Cultura 2030, fizemos consultas à população bracarense, organizámos atividades pensadas para envolver a comunidade , conversámos com artistas, agentes culturais, associações, comerciantes, cidadãos anónimos e bracarenses de diversas áreas de intervenção", pode ser lido no website de Braga'27. "Tudo para reunirmos as vozes da cidade e com elas prepararmos uma estratégia cultural para a década de 2020–2030. Porque se o motor desta estratégia é a preparação da candidatura a Capital Europeia da Cultura, a nossa missão maior é mudar numa década a face cultural de Braga".

A equipa responsável pelo projeto de candidatura preparou também uma edição especial do jornal Vamos falar, dedicada ao dossiê de candidatura, que inclui a explicação do conceito e os pontos-chave do dossiê, bem como entrevistas a pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do mesmo.

O jornal será distribuído durante o evento, no dia 14, e ao longo do mês por vários espaços do centro e zonas periféricas da cidade de Braga, incluindo espaços culturais, o posto de turismo, o mercado municipal, entre outros. À semelhança dos jornais anteriores, esta edição especial estará também disponível em versão online no website e redes sociais da Braga’27.

A partir de hoje, é também possível fazer download do dossiê de candidatura aqui.

Texto de Redação
Fotografia de Ana Teixeira via Unsplash

Se queres consultar mais notícias, clica aqui.
Braga