O Lar Escola Santo António, de Viseu, acolhe este sábado, dia 19 de outubro, a estreia da reposição da escultura-performance Caixa para Guardar o Vazio, um dos projetos que marca a história do Teatro Viriato, que está a comemorar 20 anos.
Este projeto resultou de uma encomenda feita em 2005, pelo Teatro Viriato, a Fernanda Fragateiro, e é considerado uma referência do trabalho pedagógico no contexto das artes performativas. Com coreografia de Aldara Bizarro, Caixa para Guardar o Vazio estará em Viseu até ao final do mês, dia 31, com sessões para famílias e escolas, a ter lugar no claustro da escola.
"Por natureza, o Teatro Viriato é um projeto de mediação cultural com repercussões transformadoras. Caixa para Guardar o Vazio é um dos exemplos dessa ação. Um trabalho de relação e de questionamento das artes plásticas com a dança contemporânea que se traduziu num importante suporte de tradução, de troca, de reflexão, de diálogo e de descoberta junto das camadas mais jovens. Ainda hoje é um projeto muito atual e pertinente, que quisemos por isso repor", explica Paula Garcia, diretora geral e de grogramação do Teatro Viriato, citada em comunicado.
A Caixa para Guardar o Vazio é constituída por uma escultura de madeira e por um tapete, e ativada por dois bailarinos: Hugo Mendes, Laura Abel, Lucas Lagomarsino e Sofia Portugal - uma dupla em cada sessão. "A escultura apresenta-se como uma 'caixa fechada'. É ativada pelos corpos de dois bailarinos, que revelam o espaço, dialogando entre si e com o público, através do movimento e da voz", explicou Fernanda Fragateiro.