A partir do dia 19 de setembro, o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Leiria, recebe a 15.ª edição do World Press Cartoon, com 280 exposições.  Oriundas de meia centena de países vão estar expostas ao público até 15 de novembro.

Entre as caricaturas, assumem destaque as da jovem ativista Greta Thunberg, do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro e do Presidente norte-americano, Donald Trump, divulgou a organização do evento em comunicado.

Segundo o mesmo, a exposição pretende “distinguir, expor, divulgar e premiar os melhores desenhos publicados na imprensa mundial ao longo de um ano”.

O espetáculo de abertura está a cargo dos italianos Luca e Tino e do humorista belga Elliot Jenicot, já conhecido de edições anteriores, e da orquestra ligeira Monte Olivett, dirigida pelo Maestro David Santos.

O júri deste ano é composto ainda por Jacuk Wiejacki (Polónia), Osmani Simanca (Cuba), Sabine Glaubitz (Alemanha) e Jean-Michel Renault (França).

A exposição foi adiada de maio para setembro devido às medidas de confinamento impostas por causa da pandemia de covid-19.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via facebook World Press Cartoon