Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Candidaturas abertas para a bolsa do RExFORM

Da parceria entre a BoCA – Biennial of Contemporary Arts e o maat – Museu de…

Texto de Raquel Rodrigues

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Da parceria entre a BoCA – Biennial of Contemporary Arts e o maat – Museu de Arte, Arquitetura, nasceu o RExFORM – Projeto Internacional de Performance, como forma de colaboração na resposta ao contexto de crise pandémica, mais particularmente, às suas consequências no sector cultural.

Esta iniciativa "tem o intuito de promover a criação artística contemporânea." O concurso está aberto exclusivamente a jovens artistas portugueses, com idade igual ou inferior 35 anos, que apresentem, de forma individual ou colectiva, "projectos que contribuam para aprofundar e alargar o conceito de performance dentro das artes visuais e performativas, da dança e da música", os quais terão de ser pensados para se concretizarem até ao final do presente ano, 2020, lê-se no comunicado de imprensa.

Os projectos com "intersecções interdisciplinares, incluindo artes plásticas, coreografia, teatro, novos media e narrativas multimédia" serão considerados prioritários junto de um júri internacional, que, nesta primeira edição, é formado por Beatrice Leanza (maat,
diretora executiva), Catherine Wood (Tate Modern, curadora sénior de performance), John Romão (BoCA Bienal, diretor artístico) e Chloé Siganos (Centre Pompidou, diretora de Artes Performativas). Este selecionará o projecto vencedor, cujo financiamento é de 12 mil euros, destinados à investigação e produção, a um "primeiro espaço de exposição" e à "promoção internacional".

"Na sua edição inaugural, esta iniciativa destina-se em exclusivo a artistas portugueses e decorre no âmbito do movimento Portugal #EntraemCena, um marketplace digital, lançado em Abril, onde artistas, marcas e empresas que se juntam num esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes numa altura crítica para o sector."

Até dia 19 de Julho, podes concorrer aqui, na plataforma Portugal #EntraemCena. O resultado será divulgado a 10 de Agosto.

Sabe mais aqui.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues

Cartaz cedido pela assessoria de imprensa This is Ground Control

O Gerador é parceiro da BoCA Online

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0