Daqui a exactamente um mês, no dia 25 de Abril, celebram-se os 45 anos da liberdade no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, com um concerto de entrada livre de Capitão Fausto, a banda referência das novas gerações, que acaba de lançar o quarto álbum de originais, A Invenção do Dia Claro. O concerto acontece pelas 22h.

Os Capitão Fausto são Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Domingos Coimbra. Apresentaram-se ao público em 2011 com o álbum Gazela, afirmaram-se como uma banda referência em 2014 com o álbum Pesar o Sol e mostraram-se uma aposta segura em 2016 com o álbum Capitão Fausto Têm Os Dias Contados.

Agora, em 2019, apresentam A Invenção do Dia Claro, gravado nos Red Bull Studios em São Paulo, Brasil. 8 canções originais e cerca de 30 minutos de música, disponíveis para o público desde o último dia 15 de Março. O concerto no Centro Histórico de Oeiras, no dia 25 de Abril, é o primeiro concerto gratuito depois da apresentação do novo álbum a 6 de Abril no Capitólio, em Lisboa, já esgotado.

Este concerto integra a programação da iniciativa 45 anos do 25 de Abril que celebra a instauração da democracia em Portugal com uma vasta programação que tem lugar, maioritariamente, aos fins-de-semana (sextas-feiras, sábados e domingos), durante os meses de março, abril e maio.

A programação inclui ainda concertos com nomes como Mike El Nite, Filipe Sambado e Joana Espadinha, exposições, arte urbana, mostra de curtas-metragens, ateliers de fotografia, ilustração ou pintura, workshops artísticos e gastronómicos, teatro, e muitas outras iniciativas que celebram a cultura portuguesa.

No próprio dia 25 de Abril, pelas 16h, a Galeria Verney recebe os actores Almeno Gonçalves, Susana Arrais e Pedro Górgia para um diálogo informal acerca do significado da liberdade. A entrada é gratuita.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal de Oeiras nesta iniciativa.