Foi a partir de dia 20 de setembro que as Oficinas e Performances na Casa Municipal da Juventude de Cacilhas se edificaram. Até dia 30 de setembro, a Casa da Dança inicia o seu eixo de programação voltado para a Qualificação Artística e, como tal, oferece de forma gratuita diferentes experiências e atividades com coreógrafos como Gustavo Ciríaco (Brasil/Portugal), Nacera Belaza (Argélia/França), Mariana Tengner Barros e Rafael Alvarez (Portugal).

Direcionadas para profissionais e estudantes de artes performativas, com criações participativas em performances dirigidas por coreógrafos internacionais, as oficinas e performances pretendem uma partilha e experimentação do movimento:

  • COBERTOS PELO CÉU com GUSTAVO CIRÍACO, de 20 a 30 de setembro, das 14h às 17h e conta com a apresentação no dia 30 de setembro, pelas 19h.
    É um projeto transdisciplinar centrado na relação entre paisagem e arte com vista à criação de uma coleção de instalações e performances concebidas por Gustavo Ciríaco em colaboração com artistas de Portugal, Brasil, Argentina e Chile.
LA PROCESSION com NACERA BELAZA
  • LA PROCESSION com NACERA BELAZA, de 15 a 23 de outubro, entre as 17h e as 21h, apresenta-se no dia 23 de outubro, pelas 17h.
    Nacera Belaza convida os performers para um caminho sensorial e questiona a essência de um lugar: o espaço interior e exterior, privado e público, escuridão e luz. Cada “procissão” é uma ocasião para criar uma peça única com um novo grupo.

Num momento voltado as oficinas,no qual toda a população pode participar, com ou sem experiência anterior em dança e que queiram explorar o seu potencial físico, criativo e relacional:

  • DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 ANOS com RAFAEL ALVAREZ, dias 7 e 8 de outubro, das 15h às 18h.
    Neste laboratório os participantes serão desafiados a mergulhar no universo da dança contemporânea, experimentando possibilidades de descobrir a criatividade através do corpo, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música e as imagens.
  • A FREQUÊNCIA DO LIMIAR com MARIANA TENGNER BARROS, dias 30 e 31 de outubro, das 10h às 18h.
    Laboratório de experimentação criativa, que indaga as possibilidades da dança, do movimento e da performance como prática política de ativação do corpo. Serão investigados modos de atenção e estados de consciência que permitam a reconfiguração dos filtros que usamos para entender a “realidade”.

Local: Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, Almada;
Horário: de 20 de setembro a 31 de outubro em diferentes horários;
Preço: participação gratuita sujeita a inscrição, aqui.
Fotografia da cortesia da Casa da Dança