Com o objetivo de “garantir os direitos dos trabalhadores de espetáculos, música e audiovisual”, o CENA-STE abriu no passado dia 17 de junho um segundo questionário. Este destina-se a pessoas que exerçam a sua função em Portugal, sejam elas trabalhadoras sindicalizadas ou não, ativas ou inativas, desde que se enquadrem num dos três grupos que menciona no título. 

Ao todo são 28 perguntas, das quais 21 são de resposta obrigatória, que se dividem em cinco grandes grupos: dados sociográficos e laborais, alterações à atividade laboral. consequências da crise económica e sanitária para o volume de atividade laboral, consequências no rendimento bruto e perspetiva futuras. 

Desde o começo do isolamento obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, o CENA-STE tem procurado auscultar os trabalhadores do espetáculo, audiovisual e músico, sejam estes sindicalizados ou não. Depois de em março terem feito o primeiro questionário, este segundo surge para perceber as condições dos trabalhadores que representam naquele que já é o terceiro mês com a covid-19 em Portugal. 

O questionário pode ser respondido até ao dia 17 de julho às 23h59. Podes encontrá-lo aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Glenn Carstens-Peters disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.