Este domingo, dia 23 de Junho entre as 11h e as 18h, onze fazedores invadem a Central Gerador no Lumiar, para uma feira inteiramente dedicada aos ofícios, dos mais tradicionais aos mais modernos. São onze projectos únicos, que trabalham as mais diversas matérias-primas - do cimento, ao barro, ao algodão ou à madeira - mas que, em comum, têm a paixão de criar com as mãos: Fica - Oficina Criativa, Form-a Craft Design, Homes in Colour, JIVA Handmade, KauKaus Wood Design, LOGIKEVIDENCE, Madalena Telo, Mazurca Nature Prints, o estúdio de cerâmica Sedimento, IT'S OK TO GO SLOW e Sofia Magalhães Cerâmica.

Para quem quiser pôr a mão na massa, durante a feira decorrem ainda dois workshops gratuitos:

11h30 às 13h | Oficina de Tecelagem Criativa pela Andreia Marques da IT'S OK TO GO SLOW

Aqui vais perceber como funcionam os teares, descobrir as matérias primas, a estrutura de um tafetá, como pôr as mãos na massa com técnicas e acabamentos criativos e, ainda, realizar um pequeno projecto. O workshop é gratuito e os materiais estão incluídos. No entanto, poderás trazer pequenos elementos que queiras integrar no teu projecto, como lãs, fios, contas ou elementos da natureza. O workshop é limitado a 6 pessoas, por ordem de chegada. Os mais pequenos, desde que a partir dos 5 anos, poderão participar.

16h às 17h | Workshop Ginásio de Ofícios Fica - Oficina Criativa

Durante 1 hora, a Fica Oficina vai mostrar alguns dos ofícios que podes experimentar no seu Ginásio de Ofícios. Serão 3 oficinas, onde terás acesso a uma breve explicação e demonstração de serigrafia, cerâmica e marcenaria. O workshop é gratuito mas limitado a 10 pessoas, por ordem de chegada.

Descobre mais sobre a Feira de Ofícios aqui.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos - Fotografia da Fica - Oficina Criativa