O fim-de-semana na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, começa logo na quinta-feira, dia 6 de Junho pelas 19h30, com uma conversa dedicada a perceber, afinal, como se criam as publicações independentes. Para nos ajudar a encontrar uma resposta, o Gerador desafiou a Rosa Azevedo da Snob, a Ana Braga da Triciclo Editora e o Hugo Soares da Oficina do Cego. A moderar esta conversa estará um jornalista do Gerador.

Na sexta, dia 7 de Junho às 21h, é dia do Poetry Ensemble invadir a Central Gerador com um encontro único entre a palavra dita e tocada, que é como quem diz, a poesia e a música. Falamos do colectivo composto pelo poeta José Anjos, pelo músico e programador cultural Alex Cortez (Rádio Macau, fundador do espaço Musicbox Lisboa), pelo jornalista, argumentista e outras coisas acabadas em -ista Nuno Miguel Guedes e ainda Paula Cortes, declamadora de poesia recorrente em espaços como o Povo Lisboa, no Cais do Sodré.

No sábado, dia 8 de Junho, rodam-se discos no Largo das Conchas, o pátio ao ar livre mesmo em frente à Central Gerador, para um final de dia que se quer bem fresco. Para vir bater o pé e abanar a anca entre as 18h e as 22h.

Os domingos são dedicados a feiras de diferentes dimensões artísticas. No dia 9 de Junho, entre as 11h e as 18h, podes vir até à Central Gerador para a feira do livro independente onde vais descobrir 10 publicações cheias de qualidade que não chegam às grandes editoras mas que, neste dia, chegam ao Largo das Conchas, no Lumiar.

De 31 de Maio a 30 de Junho o Gerador celebra o 5º aniversário com um mês de programação na Central Gerador, no Lumiar.

A Central Gerador, um espaço que quer ser uma referência na promoção da cultura portuguesa, divide-se em duas áreas: o Palco Central, que apresenta uma programação das mais variadas áreas artísticas e o Café Central, uma cafetaria que elogia a gastronomia portuguesa e que está aberta de quarta a domingo, entre as 12h e as 24h.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes