A Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa, volta a abrir portas no dia 4 de setembro, próxima quarta-feira. Em setembro, estaremos abertos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h.

Tal como prometido, regressamos das férias em grande, com uma programação repleta de momentos culturais de entrada livre, e de bebidas e petiscos capazes de fazer crescer água na boca.

Espreita em baixo todos os eventos e atividades que vais viver em setembro:

Exposição Coleção JUMBO, uma iniciativa editorial da Oficina do Cego

A Oficina do Cego celebra, este ano, 10 anos desde a sua fundação. E as comemorações também se fazem na Central Gerador, com a Exposição Coleção JUMBO que inaugura no dia 4 de setembro e estará patente durante todo o mês.

A Coleção JUMBO é uma iniciativa editorial da Oficina do Cego, composta por 10 reproduções serigráficas de ilustrações de 10 autores: Lucas Armendani, Filipe Abranches, José Cardoso, Amanda Baeza, José Feitor, Jean-Michel Bertoyas, André Ruivo, Ricardo Paião Oliveira, Christina Casnellie e Hugo Henriques.

Cinema, com curadoria da Zero em Comportamento

Todos os meses, vamos passar a convidar uma entidade ligada ao cinema em Portugal para fazer a curadoria de sessões de cinema e outras atividades na Central Gerador, que acontecem todas as quartas-feiras.

Em setembro, a programação fica a cargo da Zero em Comportamento, uma associação cujo objetivo é tornar acessíveis filmes e realizadores que se preocupam com o conteúdo dos seus filmes, promovendo a pluralidade cultural. Os filmes que a Zero em Comportamento selecionou serão revelados nos próximos dias.

Conversas sobre consumo cultural, jazz e cerâmica

Semanalmente, sempre às quintas-feiras, vamos convidar personalidades das mais variadas áreas a debaterem temáticas ligadas à cultura portuguesa. Em setembro, procuramos responder às seguintes questões:

5 de setembro | Barómetro Gerador Qmetrics: qual a importância da escolaridade no consumo cultural?

12 de setembro | Há uma revolução no jazz em Portugal?

19 de setembro | Ensino do jazz em Portugal: clássico ou improviso?

26 de setembro | Há uma vida renascida para a cerâmica em Portugal?

Música, com concertos e dj sets com selo português

Porque a música nunca é demais, dedicamos as sextas-feiras à música. A bela esplanada do Largo das Conchas vai ser invadida por concertos de artistas ou bandas portuguesas e por djs convidados a controlar a mesa de mistura. Em breve revelamos os nomes que vão animar os teus finais de semana.

Poente: um novo conceito dedicado às nossas loucuras

Poente são dias dedicados exclusivamente às nossas loucuras. Em setembro, quando o sol se põe, inauguramos este novo conceito e trazemos até ti tudo o que nos der na gana. Aos sábados, podes esperar quizzesvideoclip battles, demonstrações de serigrafia e muitas outras atividades únicas.

Esperamos que estejas tão entusiasmado quanto nós pelo nosso regresso! Fica atento ao FacebookInstagram oficiais da Central Gerador, em breve revelamos mais pormenores ;)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).