Para terminar o ano em grande, esta semana recebemos na Central Gerador quatro dias que vão desde o cinema de terror, a conversas sobre tatuagens, tudo de entrada livre. A exposição Esboços do Ofício dos alunos do ofício “Manual Prático de Ilustração” da Escola Gerador continua disponível até sábado. Descobre aqui um pouco mais sobre as iniciativas que vão passar pelo Lumiar esta semana:

18 de dezembro, quarta | Conversa: A Portugalidade nas Tatuagens

Alexandre Couto, co-fundador do projeto “Portugal na Pele”, Catarina Pombo Nabais, investigadora e curadora da exposição “O mais profundo é a pele”, que esteve patente em 2017 no MUDE, em Lisboa, e João Cabral Pinto, autor do livro “Guerra na Pele”, sentam-se na Central Gerador, pelas 19h30, para conversar sobre as estórias que a tatuagem conta, em Portugal, a partir de projetos como os seus. A moderação da conversa fica nas mãos de um jornalista do Gerador.

19 de dezembro, quinta | Cinema: Curtas-metragens com curadoria Motelx
Todos os meses entregamos a programação do cinema a uma entidade diferente. Em dezembro o MotelX traz as melhores curtas-metragens até à Central Gerador. O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do cinema de terror internacional e estimula a produção nacional com o maior prémio monetário para curtas-metragens em Portugal e no dia 12 vais poder ver:
- Erva Daninha (14')

Um casal cultiva um terreno aparentemente infértil. Um dia, encontram na terra uma semente negra que virá a crescer e a tornar-se uma estranha influência nos seus comportamentos.

- The Sermon (11')

No interior de Inglaterra, um padre pregador de ódio influencia uma pequena comunidade com sua retórica puritana anti-LGBT. Ao mesmo tempo a sua filha Ella tem um caso secreto com uma mulher misteriosa. Quando o casal é exposto e humilhado em praça pública, Ella planeia vingar-se da comunidade e do seu pai.

- Exulansis (11')

Uma rapariga nada numa piscina, sozinha, à noite. Nos corredores escuros, nos balneários, alguém a observa - o perigo aproxima-se. Ela volta várias vezes à piscina e ao trauma do passado, tentando criar uma nova memória para o evento.

- A Estranha Casa na Bruma (15')

Um peregrino perdido encontra uma estranha casa à beira do abismo e o seu misterioso ocupante.

20 de dezembro, sexta | Música com A Costureira
Na sexta-feira, pelas 19h30, é a costureira que nos vai dar música. A jornada pode passar pelos seguintes estilos: Samba, Afrobeat, Funk, Soul, Gipsy, Cumbia, Arabesque, Antillaise, Socas, Gumbé, Semba.Funaná, Kizombas, Zouk, Tropical-Tropical-bass, Nu-disco, Electro e Down-tempo.
21 de dezembro, sábado | Hip Hop Rádio ao vivo: Conversa retrospetiva da década

No sábado, pelas 19h30, recebemos na Central Gerador mais uma edição da Hip Hop Rádio ao vivo, uma rádio online que se dedica a homenagear a cultura hip-hop e as suas vertentes.. Com o fim do ano a aproximar-se, o tema da conversa desta edição será "Retrospetiva da década", um debate moderado por um jornalista do Gerador que junta três convidados relevantes dentro da cultura. Esta troca de ideias tem como objetivo destacar os projetos mais fortes destes últimos 10 anos e artistas que marcaram de certa forma a cultura, na perspetiva de cada um dos convidados.

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, em dezembro fechamos a partir de dia 22 até ao fim do mês. Fica atento Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

central-gerador-programacao-dezembro