Queres conhecer a programação desta semana da Central Gerador, o espaço da cultura portuguesa no Lumiar, em Lisboa? Continua a ler para descobrires tudo:

11 de setembro, quarta | Cinema e Conversa – “Infância, Adolescência, Juventude”

Durante o mês de setembro, as quartas-feiras na Central Gerador são dedicadas ao cinema, com curadoria da Zero em Comportamento. Dia 11 de setembro, pelas 21h, apresentamos Infância, Adolescência, Juventude, um filme que acompanha o percurso de crianças que sonham tornar-se bailarinas.

Após a exibição do filme, acontece uma conversa informal com Rúben Gonçalves, realizador do filme, e Paulo Ferreira, diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional.

12 de setembro, quinta | Conversa – Há uma revolução no jazz em Portugal?

Na quinta-feira de 12 de setembro, pelas 19h30, vai falar-se de jazz na Central Gerador, tendo por base a grande reportagem da Revista Gerador 27, nas bancas. Afinal, será que existe uma revolução do jazz em Portugal? Para tentar responder a esta questão, convidámos várias personalidades da área do jazz em Portugal a sentarem-se connosco: Beatriz Nunes, Gonçalo Marques, João Moreira dos Santos e Nuno Catarino.

João Moreira dos Santos, o moderador da conversa, é doutorado em Ciências da Comunicação (ISCTE), e tem realizado o seu percurso profissional entre o mundo académico, empresarial e cultural. Presentemente, é autor do Jazz a Dois (RTP/Antena 2), distinguido em 2018 com o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de «Melhor programa de rádio».

Beatriz Nunes é cantora e compositora. Em 2018 edita o seu primeiro álbum de originais “Canto Primeiro”, gravado com o apoio da Fundação GDA. Colaborou com o Coro Gulbenkian, recebeu a bolsa do New York Voices Summer Camp em Toledo, Ohio (EUA) e está a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na ESML.

Gonçalo Marques estudou trompete no Hot Clube de Portugal e na Berklee College of Music, em Boston. Já teve oportunidade de tocar com músicos como Demian Cabaud, Bruno Pedroso, André Sousa Machado, André Fernandes, Bernardo Moreira, Jeff Williams, Bill McHenry, Jacob Sacks, Guillermo Klein, André Matos, Masa Kamaguchi, Bruno Santos, John O’Ghallager, Marcos Cavaleiro entre muitos outros.

Nuno Catarino é crítico de jazz. Em 2003 criou o primeiro blog português sobre jazz, A Forma do Jazz. Escreve para o Bodyspace, o Jazz.pt e o Público, onde publica críticas no suplemento Ípsilon.

13 de setembro, sexta | Música – DJ Set Uma Tarde Estúpida

O final do dia 13 de setembro prevê-se estúpido com o Dj Set Uma Tarde Estúpida a animar a pista na Central Gerador. As melhores tardes são aquelas sem sentido, que nos apanham de surpresa e nos obrigam a repetir: “deixa só ver o que vem a seguir”. Disco servido como prato principal, cozinhado com lapsos Indie e espasmos beat, num set para um final de dia que se quer bem fresco.

14 de setembro, sábado | Dia Aberto da Escola Gerador

Entre as 11h e as 20h deste sábado, celebramos o Dia Aberto da Escola Gerador. Vais ter um cheirinho de cada um dos ofícios da Escola Gerador (Designtelling, Tecnologias de Interpretação da Personagem, Planeamento na Produção de Eventos Culturais, Manual Prático de Ilustração, Sensibilidade na Fotografia e Criatividade na Gestão Cultural). Preparámos também uma programação cultural cheia de surpresas.

E se pensaste que tinhas deixado escapar a promoção de verão na inscrição, que decorreu na nossa loja online até dia 1 de Agosto, estás enganado. Se vieres ao Dia Aberto da Escola Gerador, podes ainda aproveitar os 25 eur de desconto que temos para oferecer na inscrição para qualquer um dos ofícios e inscrever-te, ao vivo e a cores, na Central Gerador. Descobre aqui o programa completo deste dia.

Descobre a programação completa do mês de setembro na Central Gerador aqui e fica atento ao FacebookInstagram oficiais da Central Gerador para descobrires mais novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Fotografia de Diana Mendes