Esta semana inauguramos na Central Gerador a exposição Catarse de Jorge Charrua e temos também noites de cinema, conversas e boa música. Preparado para descobrir o que vai acontecer no Lumiar de entrada livre? Espreita aqui as iniciativas que temos planeadas:

Dia 5 às 18h30 | Inauguração da exposição Catarse de Jorge Charrua 

“O ato de criar é uma catarse, uma purificação pessoal onde a observação é o médium de pesquisa, o instrumento de precisão que permite estabelecer relação do lado íntimo com o exterior”. Vem descobrir a exposição de Jorge Charrua que vai estar durante todo o mês na Central Gerador.

Jorge Charrua iniciou a sua atividade artística em 2004, no graffiti. É licenciando em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. A sua obra vive num equilíbrio de saudosismo e nostalgia com temas da contemporaneidade, manifestando-se pelas iconografias e símbolos, como a cultura hip-hop, videojogos antigos ou a História da Arte.

Dia 6 às 21h | Othon: Documentário e conversa com o realizador Martim Ramos

Este filme é sobre a luta por uma casa. O Othon Palace Hotel, localizado no centro de São Paulo, em frente à Prefeitura, foi outrora o maior hotel de luxo da cidade. Em Outubro de 2012, após quatro anos de abandono, o edifício foi ocupado por movimentos organizados de pessoas sem tecto.

São empregadas de limpeza, seguranças, porteiros, operadoras de call center, trabalhadores das obras, carteiros, professores, estudantes, entre outros incapazes de pagar as rendas inflaccionadas de São Paulo. Mais de 800 pessoas construíram uma sociedade dentro do edifício de 25 andares, sem água canalizada, partilhando expectativas e sonhos para as suas vidas.

Dia 7 às 21h | Concerto ARP

Na sexta-feira, pelas 21h, recebemos o concerto de ARP onde há flexibilidade, comunicação e sempre espaço para a linguagem simples e fluída da improvisação das vozes sem poesia.

Os restantes instrumentos seguram o barco onde existe uma intenção de querer fazer dançar os mais atentos à tradição. É harmonia, folk e soul. Neste primeiro concerto forma-se uma tríade de guitarra, efeitos e voz – Vicente Booth, Contrabaixo – Francisco Nogueira e Voz – Margarida Guerra.

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h. Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes
central-gerador-programacao-fevereiro-exposicao