Queres conhecer a programação desta semana da Central Gerador, o espaço da cultura portuguesa no Lumiar, em Lisboa? Continua a ler para descobrires tudo:

18 de setembro, quarta | Cinema “Uma Aventura nos Mares – A 1ª Viagem de Circum-Navegação”

Durante o mês de setembro, as quartas-feiras na Central Gerador são dedicadas ao cinema, com curadoria da Zero em Comportamento. Dia 18 de setembro, pelas 21h, apresentamos Uma Aventura nos Mares – A 1ª Viagem de Circum-Navegação, de Ángel Alonso, uma animação espanhola que vais ver em primeira mão na Central Gerador! O filme apenas estreia nas salas de cinema no dia 19 de setembro ;)

Esta é a crónica dos navegadores que se colocaram ao leme da História e mudaram o rumo da Humanidade. Uma viagem iniciada sob o comando do português Fernão de Magalhães que, no entanto, morrerá sem a ver terminar…

19 de setembro, quinta | Conversa –Ensino do jazz em Portugal – clássico ou improviso?

Como funciona o ensino do jazz em Portugal? Para tentar descobrir, vamos dinamizar uma conversa informal aberta ao público no dia 19 de setembro, pelas 19h30, com Isabel Rato e Margarida Campelo.

Isabel Rato é compositora, arranjadora, pianista e produtora. Lançou o seu álbum de estreia Para Além da Curva da Estrada em 2016, seguido de Histórias do Céu e da Terra, em 2019. É professora de piano na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e na Escola de Música Michel Giacometti em Cascais.

Margarida Campelo é membro de bandas como Bruno Pernadas, Cassete Pirata, Joana Espadinha, Minta & the Brook Trout, Real Combo Lisbonense, Elisa Rodrigues, entre outras. Como professora, leciona piano na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.

20 de setembro, sexta | Música – Concerto Sambacalao

Sambacalao, o dúo portunhol do momento, composto por Diogo Picão e Olmo Marín, aterra na Central Gerador no dia 13 de setembro, pelas 21h, para curar os corações solitários e a depressão pós-férias. Junta-se uma 7ª corda ao bacalhau, adiciona-se saxofone q.b., refoga-se com carinho até que o samba fique mole e serve-se quente. Acompanhar com voz gingada, percussão fresca e vinho à descrição.

21 de setembro, sábado | Poente – Quebra-Gelo ao vivo

No sábado de 21 de setembro, vem testar os teus conhecimentos culturais na Central Gerador com o quiz Quebra-Gelo ao vivo! O Quebra-Gelo é uma secção da Revista Gerador que consiste em perguntas de resposta múltipla relacionadas com cultura.

Ao todo, as equipas são duas pessoas, com lotação limitada para 30 pessoas (15 duos). Serão 25 questões no total. Traz um amigo, forma um duo e vem jogar ao Quebra-Gelo ao vivo numa competição saudável pelos meandros da cultura portuguesa ;)

Aproveitamos para mencionar que “Poente” são dias dedicados exclusivamente às nossas loucuras. Todos os sábados, podes esperar quizzes, videoclip battles, demonstrações de serigrafia e muitas outras atividades únicas na Central Gerador.

Descobre a programação completa do mês de setembro na Central Gerador aqui e fica atento ao FacebookInstagram oficiais da Central Gerador para descobrires mais novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Fotografia de Andreia Mayer