Em Novembro o Kino-Doc apresenta na Central Gerador o ciclo de cinema Lo-fi Rock ‘n’ Roll. Lo-fi significa “low-fidelity”. A baixa fidelidade que é antípoda de “high-fidelity”.

Lo-fi Music é uma denominação que nasce nos anos 1980 associada à música caseira inspirada pelo “ethos” punk Do It Yourself. Esta música de “má qualidade” tantas vezes gravada no quarto durante os oitentas passou mais tarde a designar também gravações de bandas de garagem desde os anos 60. Por extensão fala-se em fotografia lo-fi, em cinema de ficção científica lo-fi (a “lo-fi sci-fi”), e menos em cinema lo-fi, de que se faz este ciclo.

Juntamos em cartaz filmes de imagem lo-fi unicamente acessíveis em gravações nos formatos amadores de antigamente. E se o termo lo-fi soa a música popular, com a mesma se constituiu este ciclo. Emblemáticas “imagens pobres” de rock ‘n’ roll, género que incorporou sobremaneira na sua iconografia a linguagem visual lo-fi. A programação e o texto ficaram a cargo de Jorge de Carvalho do Kino-Doc.

Descobre aqui a programação completa do mês de novembro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos – Fotografia de Diana Mendes