Todos os meses entregamos a curadoria de cinema a um parceiro diferente na Central Gerador e, durante o mês de outubro, o Festival Caminhos do Cinema Português preparou uma programação com o melhor do cinema académico dos últimos dois anos.

Hoje, pelas 21h, a sessão de cinema é dedicada ao “Mundo Contemporâneo”, com as seguintes curtas-metragens:

Emily Must Wait
de Christian Wittmoser | Kassel School of Art and Design | Alemanha

Quando a Europa se transforma num caos, Emily tem de esperar no seu apartamento, na esperança de se reunir com o seu companheiro. À medida que o desespero cresce e a esperança diminui, a promessa vai-se tornando cada vez mais difícil de cumprir.

Mayday Relay
de Florian Tscharf | Baden-Wurttemberg Film Academy | Alemanha

No Mar Mediterrâneo, um barco à vela alemão recebe um pedido de socorro. Max e a sua filha Emily respondem e dirigem-se ao barco em apuros, mas quando sabem mais da situação ficam perante um duríssimo dilema.

Rabo Negro
de Tiago Silva | ESAD Caldas da Rainha | Portugal

Luís Henrique Jorge tem 80 anos e vive sozinho. Viveu grande parte da vida na América Latina, esteve preso duas vezes e diz não acreditar em Deus. Centra os problemas no último relacionamento, nos vizinhos e numa crise de religião que afoga diariamente no vinho.

The BlackGod
de Grzegorz Paprzycki | Krzysztof Kieślowski Faculty of Radio and Television University of Silesia | Polónia

Sviatoslav Siruj é o líder de uma organização nacionalista na Ucrânia Ocidental. Promovem discursos ideológicos, sessões em escolas, marchas e protestos. Siruj sonha em ser um “pai espiritual” para os seus seguidores, e isso motiva-o para lutar por um futuro melhor para o seu país. Os seus inimigos estão dentro e fora do país.

Descobre aqui a programação completa do mês de outubro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).