Já podes consultar praticamente toda a programação para o mês de outubro na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa. Estamos abertos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h.

Com uma programação repleta de momentos culturais de entrada livre, de bebidas e petiscos capazes de fazer crescer água na boca, espreita em baixo todos os eventos e atividades que vais viver este mês:

Exposição Se as paredes falassem 2019 de Andreia Mayer

Inspirada pelos murais pintados para o festival Conversas na Rua, a fotógrafa Andreia Mayer revelou num conjunto de fotografias o seu olhar sobre as obras de arte urbana criadas nos últimos 5 anos para o festival. Esta exposição que inaugura no dia 2 de Outubro mostra os diferentes elementos retratados pela autora – a obra de arte, a luz e o espaço envolvente – numa conversa entre si.

“Se as paredes falassem, 2019” integra imagens das obras de Ana Dias, Daniel Eime, Draw & Contra, Elsa Poderosa, Estúdio Altura, Gonçalo Mar, Hugo Lucas, Kruella D’Enfer, Nuno Alecrim, Odeith, Pantónio, Regg Salgado e Sara Morais. Vais poder ver esta exposição de quarta a sábado das 18h às 23h e no domingo dia 27 de outubro das 15h às 20h.

Cinema, com curadoria Caminhos do Cinema Português

Todos os meses entregamos a programação de cinema a um parceiro diferente. À quarta vais ver filmes mas até, quem sabe, conversar ou participar num workshop de cinema.

O Festival Caminhos do Cinema Português elaborou, para o Espaço Gerador, uma programação com o que de melhor se fez no Cinema em contexto académico nos últimos dois anos. Dando eco às preocupações dos autores mais jovens, dão espaço a preocupações como o mundo contemporâneo e alguns dos seus desafios – as migrações, a ascensão da extrema direita, entre outros – bem como à própria reflexão do crescimento, do que é a juventude. Propõe também um apanhado das estéticas e narrativas mais apelativas das duas últimas edições, bem como um destaque maior da Seleção Ensaios 2018, um percurso pela vida e obra de Manuel-Casimiro.

9 de outubro | Mundo Contemporâneo

Conversas sobre cultura
Semanalmente, sempre às quintas-feiras, convidamos personalidades das mais variadas áreas a debaterem temáticas ligadas à cultura portuguesa. Em outubro, vamos discutir os seguintes temas:

3 de outubro | Barómetro ao Milímetro: quais os artistas mais admirados pelos portugueses?

10 de outubro | Representatividade feminina na cultura integrado no evento Birra da Cerveja, um festival de cerveja artesanal que vai invadir o Largo das Conchas e a Central Gerador vai dar apoio. De 10 a 12 de outubro podes provar os diferentes sabores de seis marcas de cerveja artesanal portuguesas e participar noutras atividades que o festival tem preparadas para ti.

17 de outubro | O vinil veio para ficar?

31 de outubro | A cultura na educação: o novo Plano Nacional das Artes

Música 
A esplanada da Central Gerador, à sexta à noite, é invadida por música, em formato concerto ou dj set. Os dj sets começam às 19h30 e os concertos são sempre às 21h.

4 de outubro | Concerto ZOE the duo

11 de outubro | Dj Set Leveduros, convidados a integrar a programação da Birra da Cerveja

18 de outubro | Concerto Chinaskee

25 de outubro | Dj Set Tempura

Poente 
Os sábados são os dias dedicados às nossas loucuras, daquelas que vêm com o pôr-do-sol, como o quiz Quebra-Gelo ao vivo.

12 de outubro | Trampolim Gerador: o festival que conta com mais de 50 iniciativas culturais durante um dia, das 16h às 2h. O Lumiar vai ser palco de atividades relacionadas com o cinema, poesia, música, gastronomia, etc. A Alameda das Linhas das Torres é fechada para o festival tomar conta da rua e de diversos espaços como palacetes, centros comerciais dos anos 80, garagens, salas de aulas e, ainda, a Central Gerador claro.

19 de outubro | Quebra-Gelo ao vivo

26 de outubro | Serviço educativo da exposição Se as paredes falassem, 2019

Feira Gerador

Um domingo por mês recebemos no Largo das Conchas a Feira Gerador, uma feira de mixórdias que junta artes plásticas, roupa, jóias, cerâmica, e muito mais. No dia 27 de outubro vem visitar-nos das 15h30 às 20h e descobre o que preparámos para ti!

Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador, em breve revelamos mais pormenores ;)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).