Hoje, pelas 18h30, inaugura a exposição Lisboa com história de David Cachopo. Numa cidade em constante mutação, há pequenos recantos que se mantêm mais ou menos intocados. São locais que nos transportam no tempo e que, adaptados à nova Lisboa, mantêm a essência e o charme original.

Os estabelecimentos retratados neste projeto mantêm uma especificidade de ofícios que se perdeu no comércio moderno, mais global e genérico. Esta especificidade aos poucos vai recuperando terreno e o interesse das novas gerações, seja por mero revivalismo ou pela procura da individualidade. Estes locais mantêm a sua importância no quotidiano Lisboeta, não só pela sua história como pela capacidade que têm de caracterizar a cidade e os seus habitantes, e merecem atenção para evitar o seu desaparecimento.

Esta exposição pretende dar essa atenção às particularidades destes locais usando como meio uma técnica fotográfica que também remete para tempos passados, que quase desapareceu e que recuperou, nos últimos anos, alguma da sua importância: a fotografia instantânea. Através de dípticos, cruza-se o trabalho quase de arquivo com um olhar mais particular do fotógrafo numa viagem pela Lisboa de outros tempos que faz parte ainda da nova Lisboa.

Rita Faia foi convidada a participar nesta exposição, desenhando assim o mapa de Lisboa que acompanha as fotografias e as situa no espaço.
Tem uma pós-graduação em Ilustração Artística pela Estal/UAL e uma licenciatura em Pintura pela FBAUL. Em 2017 foi seleccionada para os Jovem Criadores na categoria de Ilustração e já participou em diversas exposições e publicações. Actualmente trabalha como ilustradora freelancer.

Descobre aqui a programação completa do mês de novembro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).