A última sessão com curadoria do Festival Caminhos do Cinema Português acontece hoje, pelas 21h. Durante o mês de outubro, o festival elaborou uma programação com o que de melhor se fez no cinema em contexto académico nos últimos dois anos. Conhece um pouco das curtas-metragens a que podes assistir hoje:

Malgrin Debotté, The Story of the Boy with Magic Moles | Claire Brodelle, Cindy Kinadjian, Morgane Marinos e Clarisse Valeix

Debaixo das luzes de uma cidade eléctrica, um jovem marginal está prestes a ter um encontro invulgar com uma jovem música. É através das batidas e das vibrações dos corpos e corações que estas duas personagens descobrem a estranha lei da atração.

Resistance Zucchinis | Mélissa Idri, Benoit Lecailtel, Ivana Ngamou e Côme Balguerie

Escondido nas montanhas, um homem alimenta a resistência durante a Guerra da Argélia.

Instalação do Medo | Ricardo Leite

O dia em que uma mulher esconde o seu filho na casa de banho quando ouve alguém a bater à porta. Quando a abre vê dois homens que dizem: “Bom dia, minha senhora, viemos para instalar o medo.”

Mother | Stanley Xu

Numa família de dois, o filho toma conta da mãe, idosa e doente. Quando a condição da sua mãe se deteriora, ele é forçado a tomar uma decisão pelo bem de sua mãe.

Vidas Cinza | Leonardo Martinelli

Foi considerado o Melhor Ensaio Internacional no XXIV Caminhos do Cinema Português realizado em 2017. É um falso documentário sobre a crise social, política e económica no Brasil, onde o governo corta as cores do Rio de Janeiro, deixando a cidade em preto e branco.

In Between Spaces | Don Senoc

Recebeu a Menção Honrosa Ensaio Internacional no XXIV Caminhos do Cinema Português. Jun é um agricultor que vive perto de uma plantação de ananases com a sua mãe Dita e o seu irmão Mako. A sua tia de Manila, que é estéril, oferece-se para adoptar Mako, com a promessa de lhe dar uma boa vida. Jun e Mako enfrentam a sua iminente separação e pensam em formas de passarem todos os minutos juntos até à chegada da tia.

Descobre aqui a programação completa do mês de outubro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).