Hoje, pelas 21h, o Kino-Doc apresenta na Central Gerador uma sessão dupla com duas obras míticas lo-fi dos anos 70: “The Blank Generation” (1976), de Amos Poe e Ivan Kral, e “The Cramps, Live at Napa State Mental Hospital” (1978), de Joe Rees.

“The Blank Generation” capta o Punk Rock e a No Wave que emergiam no lendário CBGB’s antes do Big Bang do punk inglês. Patti Smith, Talking Heads, Ramones, New York Dolls, Television ou Blondie são algumas das jovens figuras aqui cristalizadas num espaço-tempo que indicava coordenadas para a música do futuro.

“The Cramps, Live at Napa State Mental Hospital” é talvez o “bootleg” fílmico mais insólito da história. Com uma câmara de vídeo Sony Portapak filmou-se a admirável banda “psychobilly” num concerto dentro de um hospital psiquiátrico na Califórnia, à laia de experiência positiva com pacientes. O resultado foi a fuga de alguns deles e um documento único de “live music”, onde estão gravadas as inesquecíveis palavras de Lux Interior, vocalista dos Cramps, a propósito da sua audiência: “Somebody told me you people are crazy, but I’m not so sure about that. You seem to be all right to me.”

O ciclo de cinema Lo-fi Rock ‘n’ Roll junta em cartaz filmes de imagem lo-fi unicamente acessíveis em gravações nos formatos amadores de antigamente. E se o termo lo-fi soa a música popular, com a mesma se constituiu este ciclo. Emblemáticas “imagens pobres” de rock ‘n’ roll, género que incorporou sobremaneira na sua iconografia a linguagem visual lo-fi.

Descobre aqui a programação completa para o mês de novembro e segue o Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades.. Visita-nos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e ao domingo, das 15h às 20h e aproveita para espreitar a exposição Lisboa com história do fotógrafo David Cachopo que está disponível na Central Gerador.

Onde fica a Central Gerador?
A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).