Hoje, pelas 21h, o Kino-Doc apresenta na Central Gerador dois filmes dos anos 80 desenvolvidos em vídeo analógico numa sessão dupla. "Rock My Religion" (1984), de Dan Graham, e "No Other Possibility" (1989), de Negativland.

“Rock My Religion”, realizado pelo consagrado artista Dan Graham, evidencia as relações entre cultura rock e religião, auscultadas por Patti Smith, convocando o êxtase praticado por Jerry Lee Lewis ou o xamanismo de palco ritualizado por Jim Morrison.

“No Other Possibility”, da banda Negativland, reflecte a vivência e os dispositivos da televisão, ressaltando a entropia do médium, que atinge o seu zénite quando, a propósito de um caso mediático de um adolescente que havia assassinado a sua família, a banda lança o boato que tinha inspirado o crime com a sua música, fazendo-se notícia de telejornal.

O ciclo de cinema Lo-fi Rock ‘n’ Roll junta em cartaz filmes de imagem lo-fi unicamente acessíveis em gravações nos formatos amadores de antigamente. E se o termo lo-fi soa a música popular, com a mesma se constituiu este ciclo. Emblemáticas “imagens pobres” de rock ‘n’ roll, género que incorporou sobremaneira na sua iconografia a linguagem visual lo-fi.

Descobre aqui a programação completa para o mês de novembro e segue o Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades.. Visita-nos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e ao domingo, das 15h às 20h e aproveita para espreitar a exposição Lisboa com história do fotógrafo David Cachopo que está disponível na Central Gerador.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).