Em outubro, a curadoria do cinema na Central Gerador foi entregue ao Festival Caminhos Cinema Português, que elaborou uma programação com o melhor do cinema académico. Hoje, pelas 21h, vem assistir ao filme The Art of Moving de Liliana Marinho de Sousa que recebeu a Menção Honrosa Ensaio Nacional no XXIII Caminhos do Cinema Português.

The Art of Moving

Um grupo activista Sírio é ameaçado no sudeste da Turquia devido aos seus vídeos de comédia anti-Isis e muda-se para Istambul para começar um programa de TV. No entanto, depois de chegarem, mais barreiras se erguem. Daya al-Aaesh é uma série online satírica anti-Isis criada por um grupo de videoactivistas Sírios. Eles produzem os episódios a partir da sua base em Gaziantep, na Turquia.

Depois de receberem ameaças de apoiantes do Isis, partiram para Istambul com o objetivo de fazer um programa de comédia topical mais sofisticado para a TV Síria. Mas os obstáculos continuam a aparecer numa situação cada vez mais instável,
pressionando o trabalho e as amizades do grupo. Eles são forçados a tomar decisões sobre o futuro do seu activismo e a possibilidade de uma vida estável em Istambul, ou noutro lugar.

Este filme é um olhar refrescante sobre a crise dos refugiados, a invasão do Isis e as escolhas fatídicas deixadas para a juventude da Síria.

Descobre aqui a programação completa do mês de novembro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa)