Dum passado que não conhecia o conceito de lusofonia até à reconstrução desta noção enquanto partilha igualitária de conhecimento, propusemo-nos a viajar através dos testemunhos e experiências de académicos, artistas e entidades dos países de língua oficial portuguesa.

Numa altura em que muito se discute os prós e contras da existência da noção de lusofonia, quisemos perceber o que esta representa hoje. A partir deste mote juntamos nesta conversa Selma Uamusse, Luca Argel, Batida e Edu Mundo para debater o conceito de lusofonia à luz dos dias de hoje, tendo especial atenção à influência do mesmo nas artes e na cultura.

Edu Mundo participou ativamente em projectos como Terrakota, Souls of Fire, Diabo na Cruz e, atualmente, dedica-se a dois projectos de música de raíz: Cordel e Fogo Fogo. Luca Argel é vocalista e compositor dos grupos “Samba Sem Fronteiras”, “Orquestra Bamba Social” e “Ruído Vário”, este último em parceria com a cantora Ana Deus.

Pedro Coquenão cria música, dança, rádio, artes visuais e plásticas sob o pseudónimo de Batida. Depois de um mês em Alojamento Artístico Local na Casa Independente, onde o Musical IKOQWE foi apresentado e desenvolvido perante centenas de pessoas, será estreado em palco no MIL, dia 26 de Março. Selma Uamusse é dona de uma voz ágil e expressiva, estando à vontade tanto na espiritualidade do gospel, como no fogo do rock, o quente da soul, o ritmo do afrobeat e até no jazz, tudo isto até ter decidido fazer a sua própria música com uma sonoridade muito própria com sons entre Portugal e Moçambique.

Todos os meses a Central Gerador recebe conversas dedicadas à cultura portuguesa. Descobre a programação completa do mês de março aqui.

A Central Gerador está aberta de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h. Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades :)
Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

selma-uamusse-batida-luca-argel-edu-mundo