As conversas têm dia e hora marcados na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa. É às quintas, sempre às 19h30, que puxamos de três cadeiras e nos sentamos para tentar encontrar uma resposta a uma pergunta.

Hoje, dia 6 de Junho, é dia de percebermos como se cria uma publicação independente. Para isso, convidámos a Ana Braga, da Triciclo Editora, a Rosa Azevedo da Snob e o Hugo Soares da Oficina do Cego para uma conversa que começa às 19h30 e que será moderada por um dos jornalistas do Gerador.

A Ana Braga, que se formou em arquitectura mas também em design gráfico, BD e ilustração, fundou em 2017 a Triciclo com Inês Machado e Tiago Guerreiro que, desde aí, publica zines, livros de artista infantis jogos e, ainda, uma revista homónima chamada Triciclo.

O Hugo Soares, investigador na área da História das Ciências, é também o presidente da Associação Oficina do Cego que junta pessoas que partilham interesse na utilização de técnicas de impressão, tipografia, gravura e serigrafia. Coordena, ainda, o curso de auto-edição da oficina. No último dia 1 de Junho, apresentou com a Oficina do Cego mais uma edição independente, a revista Sobretudo, dedicada a actividades para crianças.

A Rosa Azevedo, formada em literatura portuguesa, francesa e edição de texto é livreira, editora e programadora cultural da Livraria Snob e tem, nos últimos anos, trabalhado em literatura, surrealismo e edição independente.

Descobre ainda aqui todas as iniciativas que decorrem este fim-de-semana, entre 6 e 9 de Junho, na Central Gerador.

A entrada para esta conversa, como para todas as iniciativas da Central Gerador, é livre.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

Créditos - Foto de Diana Mendes