A exposição Lisboa com história de David Cachopo está em exibição na Central Gerador até dia 30 de novembro, sábado. Esta retrata pequenos recantos que se mantêm mais ou menos intocados em Lisboa. São locais que nos transportam no tempo e que, adaptados à nova Lisboa, mantêm a essência e o charme original.

Os estabelecimentos retratados mantêm uma especificidade de ofícios que se perdeu no comércio moderno, mais global e genérico. Esta especificidade aos poucos vai recuperando terreno e o interesse das novas gerações, seja por mero revivalismo ou pela procura da individualidade. Estes locais mantêm a sua importância no quotidiano Lisboeta, não só pela sua história como pela capacidade que têm de caracterizar a cidade e os seus habitantes, e merecem atenção para evitar o seu desaparecimento.

Esta exposição dá atenção às particularidades destes locais usando como meio uma técnica fotográfica que também remete para tempos passados, que quase desapareceu e que recuperou, nos últimos anos, alguma da sua importância: a fotografia instantânea. Através de dípticos, cruza-se o trabalho quase de arquivo com um olhar mais particular do fotógrafo numa viagem pela Lisboa de outros tempos que faz parte ainda da nova Lisboa. Rita Faia foi convidada a participar também na exposição, desenhando assim o mapa de Lisboa que acompanha as fotografias e as situa no espaço.

Descobre aqui a programação completa para o mês de novembro e segue o Facebook Instagram oficiais da Central Gerador para estares a par de todas as novidades. Visita-nos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e ao domingo, das 15h às 20h.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).

exposicao-central-gerador-lumiar-lisboa-com-historia