Acontece hoje, das 15h30 às 20h, a Feira Gerador no Largo das Conchas. Vamos ter um domingo dedicado às mais diversas formas de arte, desde ilustrações a roupa em segunda mão, vais poder percorrer as várias bancas e descobrir 15 projectos distintos, cada um com o seu estilo próprio. Descobre aqui um pouco sobre cada projeto que vais encontrar esta tarde no Lumiar:

Bazaar Vintage

O bazaar70vintage traz para a Feira Gerador os seus stocks de lojas em segunda mão dos anos 80/90. Com estas peças podes dar vida a recordações saídos do fundo o baú.

Carina Monso

Carina Monso cresceu a desenhar e durante algum tempo quis ser pintora, mas acabou por se licenciar em Escultura e em Desenho. Foi durante o tempo que esteve na Faculdade de Belas-artes que percebeu o que afinal queria ser “quando fosse grande”, ilustradora.”

Coletivo Joia

Onde funcionou por 80 anos uma Ourivesaria em Lisboa, agora vive este pequeno atelier/galeria que trabalha com artistas visuais com forte presença no desenho, ilustração, pintura e gravuras e prints.

Couve

A Couve é uma loja de calçado e acessórios onde não entram produtos de origem animal. Mostra que existem alternativas com “pinta”, qualidade e conforto tendo ao mesmo tempo uma forte preocupação estética.

Crocheturas

A Crocheturas é uma marca de brinquedos e de artigos de decoração produzidos artesanalmente utilizando uma técnica de crochet japonesa chamada amigurumi. Pretende mostrar que o melhor amigo das crianças também deve ser amigo do ambiente.

Entretidos

Como acontece com cada criança, cada livro é único, não existem dois Entretidos iguais. Estes livros interativos de feltro, feitos à mão, são pensados para que cada página estimule uma ou várias capacidades através do uso do fecho-éclair, o movimento de enfiamento, utilização de velcro, jogos de memória, puzzles, etc.

Herbário do Colibri

Os bastidores bordados remetem-nos para universos secretos ligados à natureza e à infância fazendo o cruzamento entre a fotografia e o bordado. O Herbário do Colibri mostra diversos trabalhos ligados à imagem, memória e identidade com uma forte presença têxtil.

Mariana Malhão

É entre trabalhos de ilustração em freelance, exposições e a galeria que Mariana Malhão esgota os seus nervos. Mas gosta. Desenvolve um universo gráfico com uma aparente alegria que esconde humor bizarro e sinuoso.

Miguel Lopes

O trabalho de Miguel Lopes está entre o realismo e o grotesco, muitas vezes retrata personagens, paisagens abstractas, ou interacções. Todas as ilustrações que vai expor na Feira Gerador são de duas dimensões, com técnicas mistas do meio riscador.

Mó Ceramics

No atelier Mó Ceramics, criam-se peças de autor e peças utilitárias, respeitando sempre uma necessidade poética. São peças criadas de raíz, em barro branco ou barro vermelho, coloridas com engobes e vidrados e criadas através da manipulação da terra numa relação íntima entre a matéria e o sentir.

Pri Ballarin

Entre mil coisas, a Pri Ballarin trabalha como designer freelancer e é uma das editoras da revista Linguará. Vive entre Lisboa e São Paulo, onde desenha, borda e costura mundos tão diferentes e tão próximos.

Rita Faia

artista faz ilustração independente (contos e livros) e ilustração naturalista/botânica. Tem exemplares impressos em diferentes técnicas: digigrafia (gicclée), serigrafia e risografia.

Tiago Hesp

artista dá forte relevância à temática animal e descreve o seu processo como a soma e sobreposição de imagens/ideias. Podendo ou não aplicar-se o corte e colagem, mantêm-se sempre presentes linhas de esboço e uma força gestual que lhes confere expressividade.

Ursa

A ursa é uma marca de roupa e acessórios, com um ambiente minimalista, que nasceu da vontade de criar, aprender e alertar. Enquanto marca, procura guiar e ser guiada por comportamentos sustentáveis e socialmente responsáveis.

Zé Pedro Fernandes

Zé Pedro Fernandes tem um projecto de ilustração pessoal, nascido em 2017. Com o objectivo de parar com a procrastinação, o seu trabalho consiste na sua vida pessoal, outras ideias e plantas.

Descobre aqui a programação completa do mês de outubro e espreita o Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador para descobrires todas as novidades.

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).