Os artistas Januário Jano, Joana Chicau, Renick Bell, Jana Winderen e Pedro Augusto são os primeiros nomes anunciados do ciclo BMA lab, um programa de formação direcionado para públicos mais avançados, desenvolvido no âmbito do Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts.

Este ciclo oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos e competências em media arts, através de formações, em workshops e masterclasses online e presenciais, com alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais nesta área.

A masterclass online do artista plástico angolano Januário Jano, intitulada “The Sacred Bag”, terá lugar já no próximo sábado, dia 9 de janeiro, e dará oportunidade aos participantes de acompanhar o processo criativo do artista e explorar a dimensão cultural da sua prática artística.

A artista portuguesa Joana Chicau e o artista americano Renick Bell irão conduzir um workshop online no dia 20 de fevereiro, no qual os participantes serão desafiados a desenvolver um código audiovisual colaborativo num ambiente peer-to-peer, programando em JavaScript. O objetivo é que cada um desenvolva o seu próprio conjunto de funções de programação que possa interagir com material audiovisual (som e imagem). Este material dará depois origem a uma jam session online, criada e apresentada pelos formadores.

Jana Winderen irá conduzir uma masterclass no gnration, com o nome “A Closer Listen”, no dia 20 de março. Nesta masterclass, a artista norueguesa irá partilhar com os participantes os seus projetos mais recentes, bem como ferramentas e métodos a que recorre no seu trabalho artístico. Haverá também tempo para um passeio ao ar livre, durante o qual será desenvolvido um exercício de escuta do ambiente em redor.

“Síntese Sonora” é o nome da formação de introdução aos sintetizadores que o artista português Pedro Augusto irá orientar nos dias 17 e 18 de abril, no gnration. Esta formação irá abordar a história e usos do sintetizador, em particular da sua arquitetura e modelos. Serão analisadas as soluções analógicas, digitais e virtuais disponíveis em síntese musical, os fundamentos comuns e as caraterísticas distintas.

Os bilhetes para as formações do BMA lab podem ser adquiridos no gnration, locais habituais, ou através de compra online. Está ainda disponível, até dia 9 de janeiro, um pack especial que garante lugar nos quatro workshops pelo valor de 30 euros.

Texto por Flávia Brito

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
Ciclo BMA lab