O Museu Nacional de Arte Contemporânea continua o ciclo de conversas sobre o retrato, através da plataforma YouTube. As sessões acontecem sempre às 16h.

No dia 12 de março, “A Vertigem do parecer: o vestir no retrato em Portugal (1850-1916)” é o tema discutido por Hugo Miguel Crespo, do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Já a 19 de março, Cristina Azevedo Tavares, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa , leva a cabo uma conversa que tem como título “Como os pintores se veem a si próprios e são vistos pelos outros. Breve percurso histórico do retrato e do autorretrato na pintura portuguesa.”

Pour-traits. Representação, semelhança e o olhar óptico” é o título da conversa com Américo Marcelino , da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

No dia 9 de abril, o tema é “Revérboro: reflexo de um reflexo doutro reflexo. O uso (ou não) de dispositivos ópticos na pintura antiga” e conta com Nelson Ferreira como orador.

Por fim, a 16 de abril, Filomena Serra, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, debate “«Tornar-se outra». Auto-retratos de mulheres artistas.”

Fotografia de Suzy Hazelwood via Pexels