O CLASH! Festival Internacional vai decorrer entre os dias 8 e 13 de dezembro de 2020. Durante esse período, todos os dias às 17h , serão transmitidos no website oficial do projeto seis eventos totalmente dedicados à dança.

Da programação online do Festival Híbrido em Modelos de Dança, entre o Clássico e o Contemporâneo, fazem parte screendances, performances, workshops e conversas. Já as temáticas em cima da mesa espelham o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto europeu, que está em investigação desde 2018: Desenvolvimento de Públicos, Formação de Bailarinos, Diplomacia Cultural na área da Dança e Processos de Criação Coreográfica.

Cada um dos seis dias de programação será dedicado a uma temática, com espaço para interação entre espectadores, coreógrafos, professores de dança e oradores principais dos diálogos criativos. O festival terminará todos os dias com um screendance criado por cada parceiro propositadamente para esta ocasião.

De acordo com a organização, "a natureza “híbrida” do CLASH! Festival Internacional, cruzando ferramentas ao vivo e digitais, assim como o diálogo entre corpo e ecrã, é uma forma de olhar o nosso tempo através da dança, usando novas lentes virtuais para expandir visões e perspectivas", lê-se em comunicado.

O Festival é produzido por seis parceiros europeus envolvidos no projeto Clash! When Classic and Contemporary Dance Collide and New Forms Emerge - Balletto di Roma (Itália), 420PEOPLE (Républica Checa), Companhia de Dança de Almada (Portugal), Derida Dance Center / Art Link Foundation (Bulgária), Polski Teatr Tanca/ Polish Dance Theater (Polónia) e cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Marta Romero