A Companhia Nacional de Bailado (CNB) dá agora continuidade ao curso teórico iniciado em abril, Em Termos da Dança - criação, transmissão e pensamento, lecionado por Maria José Fazenda, que decorrerá até dia 18 de dezembro.

Maria José Fazenda, Professora na Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora no CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, descreve a dança como "uma arte de criação do movimento. Isto é, coreógrafos e bailarinos usam o movimento do corpo para se relacionar com o mundo e representar as suas experiências. A dança é também uma arte da transmissão do movimento, sendo este o processo pelo qual se assegura a interpretação, a persistência e a circulação da obra coreográfica".
Reconhecendo-a ainda como "uma arte do pensamento", de ideias pelas quais o artista sustenta a sua visão do mundo e da atividade artística, reconhece estas três caraterísticas como indissociáveis à sua construção.

Tendo por referência e ponto de partida os espetáculos apresentados pela Companhia Nacional de Bailado ao longo do ano, mas não nos restringido apenas a eles, o objetivo deste curso é compreender a forma como estas três dimensões da dança — criação, transmissão e pensamento — são modeladas por fatores históricos, socioculturais e políticos e ainda o modo como num espetáculo o movimento do corpo se articula de forma significativa com outros elementos — sonoros, plásticos, texto.

A par das sessões teóricas, será ainda possível ver os artistas desta companhia a trabalhar ao vivo, no estúdio ou no palco, promovendo assim uma experiência da copresença física do bailarino e espectador.

Iniciado o módulo 3 a 9 de setembro, "Dança e Música: Momentos Fortes de uma Ligação Contínua", segue-se o módulo 4 a 3 de novembro que se debruça sobre "Dança e Literatura: O desejo de significação que suscita o gesto".

MÓDULO 3 
Sessão Bastidores: 9 setembro às 10h (aula da Companhia)
Sessão Espetáculo: 25 setembro às 18h30 – Programa Noite Branca
Sessão Teórica: 2 outubro das 10h às 13h

MÓDULO 4 
Sessão Bastidores: 3 novembro às 15h (ensaio da Companhia)
Sessão Espetáculo: 11 dezembro às 18h30  – Alice no País das Maravilhas
Sessão Teórica: 18 dezembro das 10h às 13h

Local: Companhia Nacional de Bailado, Lisboa;

Horário: de 9 de setembro a 18 de dezembro os horários diferem consoante as sessões;

Preço: podes fazer a tua reserva, aqui.

Fotografia de Hugo David