fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais: Arte como forma de transformação social

Na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro pelas 19h, vamos falar em direto acerca da…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Na próxima quarta-feira, dia 16 de setembro pelas 19h, vamos falar em direto acerca da arte como forma de transformação social com David Ramy, do projeto SAMP, Martim Sousa Tavares da Orquestra Geração e Rita Wengorovius, coordenadora do mestrado de Teatro e Comunidade da ESTC e diretora do Teatro Umano.

David Samy é coordenador do Projeto SAMP: Pavilhão Mozart - Ópera na Prisão. Trabalhou como ator em cinema com o ICAIC - Instituto de Cinema de Cuba e, entre 2005 e 2007, trabalhou em Madrid com o grupo Minimal Teatro, do diretor de teatro Miguel Ponce. Atualmente trabalha com os grupos de teatro "O Nariz" e "libélula teatro".

Martim Sousa Tavares é uma voz ativa na divulgação da música clássica, tendo sido ouvido enquanto comunicador em dezenas de contextos, das aldeias do interior nacional a uma Ted talk. É fundador e diretor da Orquestra Sem Fronteiras, autor do programa semanal A Lira de Orfeu na Antena 2, curador d'A Boca do Lobo e responsável pelos projetos pedagógicos do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa.

Rita Wengorovius é coordenadora do mestrado de Teatro e Comunidade da ESTC e diretora artística do Teatro Umano. Licenciada em Teatro e Educação na Escola Superior de Teatro e Cinema, mestre em Criatividade Aplicada ao Teatro pela Universidade de Santiago de Compostela e ainda mestre em Teatro Social e de Comunidade pela Universidade de Torino, realizou a sua pesquisa/investigação em Encenação para Teatro Social.

A cada quinze dias convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Horário: 19h
Preço: Gratuito

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

Teste

17 Fevereiro 2024

Liberdade de imprensa: participa no webinar dedicado às conquistas e desafios da lei europeia

17 Janeiro 2024

Gerador em entrevista ao Expresso sobre os desafios das organizações de media independentes

19 Dezembro 2023

Emergente comemora quinta edição no Musicbox

4 Dezembro 2023

teste videos

30 Novembro 2023

Baião in Lisboa Festival está de volta nos dias 8, 9 e 10 de dezembro

31 Outubro 2023

Dia 4 de novembro será o último Encontro D’Improviso em Marvila

23 Outubro 2023

Riot, Susana Travassos, Carla Costa e João Fiadeiro vão estar no penúltimo Encontro D’Improviso

17 Outubro 2023

Este sábado, dia 21 de outubro, acontece o próximo Encontro D’Improviso

13 Outubro 2023

Sábado, dia 14 de outubro, arranca o primeiro Encontro D’Improviso na Alta Lisboa

Academia: Programa de pensamento crítico do Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0