A Câmara Municipal de Sesimbra celebra o dia Mundial da Poesia, 21 de Março, com um evento online, que desafia vários atores a dar voz a poemas de autores como Sophia de Mello Breyner e Eugénio de Andrade.

Na impossibilidade de celebrar a poesia nos palcos, a Câmara Municipal de Sesimbra desafiou atores da companhia residente do Cineteatro Municipal Entre Palcos, a escolher e interpretar poetas contemporâneos, num formato online. "Curtas com Poesia", é o nome do evento encenado por Patrícia Reis e com montagem de Rita Machado. Entre os 16 atores convidados a celebrar este dia, Mafalda Tavares irá interpretar o poema de Sophia de Mello Breyner, "Soldado Morto", Ricardo Chambel, dará voz ao poema de Manuel Alegre, "As Mãos", Mariana Carapinha irá relembrar Luís de Camões com o poema "Mar Português" e Iara Vidal irá interpretar "Contrariedades" de Cesário Verde.

João Teixeira de Medeiros, António Maria Veríssimo, Herberto Helder, Ruy Belo, Fernando Pessoa e Florbela Espanca são outros dos poetas portugueses a serem relembrados pelos atores da companhia residente do Cineteatro Municipal Entre Palcos.

E tudo era possível

Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer

Ruy Belo

Local: Online;
Horário: 10h, 16h, 17h e 18h
Preço: Gratuito
Fotografia via Unsplash

Curtas com Poesia