De 8 a 12 de setembro, da aldeia de São Francisco da Serra à praia da Costa de Santo André, há um território para experienciar e descobrir. O Festival A Estrada traz concertos, artes performativas, instalações artísticas, cinema, conversas, caminhadas e gastronomia ao longo da estrada que liga a Serra de São Francisco ao Oceano Atlântico.

"A Estrada é uma linha de asfalto sinuosa e transversal ao litoral alentejano, que liga o festo da Serra de São Francisco ao areal da Costa de Santo André, decalcando a espinha dorsal de uma morfologia costeira que desce a encosta da serra, espraiando-se no mar. A Estrada reúne, dialoga e entrelaça os caminhos dos que a vivem diariamente e dos forasteiros que a atravessam.", é assim que o festival, que vai traz música, sessões de cinema, conversas, caminhadas, artes performativas e gastronomia, ao litoral alentejano, se apresenta ao mundo.

O Festival A Estrada é uma proposta da Transiberia em parceria com a Artéria e o Município de Santiago do Cacém, a cruzar caminhos para a qualificação e dinamização da oferta cultural da região. Através de uma programação fundada na relação entre propostas artísticas contemporâneas e a especificidade da cultura local, quer-se potenciar cruzamentos e leituras do território na confrontação sensível dos espaços do quotidiano e outros mais inusitados, com as propostas artísticas apresentadas, cuidadosamente destinadas a quem vive e a quem visite os lugares da estrada.

Nesta primeira edição, A Estrada convoca a música improvisada de Charlie Mancini para um diálogo com a natureza em torno da Lagoa de Santo André, a quem se junta o jovem talento da guitarra portuguesa, Gaspar Varela, com o seu mestre Paulo Parreira, com ascendência em São Francisco da Serra, num concerto único a realizar na Praia da Costa de Santo André. O Teatro do Mar apresenta a instalação cenográfica INSOMNIO, no centro da Aldeia de São Francisco da Serra, e o grupo de teatro de Santo André, Gato SA, sobe à serra para interpretar a obra "Os Malteses" de Manuel da Fonseca, escritor nascido em Santiago do Cacém.

Ano após ano, o Festival A Estrada quer que se cruzem "memória, tradição e inovação", em interação com os lugares do festival, com os habitantes locais e com os visitantes. Ao abranger todo o território, desde a linha de festo da serra até ao mar, ao longo da estrada que liga os dois polos, o festival ambiciona "definir uma ideia de território cultural alargado, assente na sua condição de faixa costeira, lida como verdadeiro ecossistema humano e paisagístico que liga a Serra de São Francisco ao Oceano Atlântico".

A programação completa pode ser consultada, aqui.

Local: Da Aldeia de São Francisco da Serra à Praia da Costa de Santo André.
Horário: 8 a 12 de Setembro
Bilhetes: Não aplicável.
Fotografia disponível via Unsplash