fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Da serra até ao mar, Festival A Estrada quer chegar a lugares inesperados

De 8 a 12 de setembro, da aldeia de São Francisco da Serra à praia…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 8 a 12 de setembro, da aldeia de São Francisco da Serra à praia da Costa de Santo André, há um território para experienciar e descobrir. O Festival A Estrada traz concertos, artes performativas, instalações artísticas, cinema, conversas, caminhadas e gastronomia ao longo da estrada que liga a Serra de São Francisco ao Oceano Atlântico.

"A Estrada é uma linha de asfalto sinuosa e transversal ao litoral alentejano, que liga o festo da Serra de São Francisco ao areal da Costa de Santo André, decalcando a espinha dorsal de uma morfologia costeira que desce a encosta da serra, espraiando-se no mar. A Estrada reúne, dialoga e entrelaça os caminhos dos que a vivem diariamente e dos forasteiros que a atravessam.", é assim que o festival, que vai traz música, sessões de cinema, conversas, caminhadas, artes performativas e gastronomia, ao litoral alentejano, se apresenta ao mundo.

O Festival A Estrada é uma proposta da Transiberia em parceria com a Artéria e o Município de Santiago do Cacém, a cruzar caminhos para a qualificação e dinamização da oferta cultural da região. Através de uma programação fundada na relação entre propostas artísticas contemporâneas e a especificidade da cultura local, quer-se potenciar cruzamentos e leituras do território na confrontação sensível dos espaços do quotidiano e outros mais inusitados, com as propostas artísticas apresentadas, cuidadosamente destinadas a quem vive e a quem visite os lugares da estrada.

Nesta primeira edição, A Estrada convoca a música improvisada de Charlie Mancini para um diálogo com a natureza em torno da Lagoa de Santo André, a quem se junta o jovem talento da guitarra portuguesa, Gaspar Varela, com o seu mestre Paulo Parreira, com ascendência em São Francisco da Serra, num concerto único a realizar na Praia da Costa de Santo André. O Teatro do Mar apresenta a instalação cenográfica INSOMNIO, no centro da Aldeia de São Francisco da Serra, e o grupo de teatro de Santo André, Gato SA, sobe à serra para interpretar a obra "Os Malteses" de Manuel da Fonseca, escritor nascido em Santiago do Cacém.

Ano após ano, o Festival A Estrada quer que se cruzem "memória, tradição e inovação", em interação com os lugares do festival, com os habitantes locais e com os visitantes. Ao abranger todo o território, desde a linha de festo da serra até ao mar, ao longo da estrada que liga os dois polos, o festival ambiciona "definir uma ideia de território cultural alargado, assente na sua condição de faixa costeira, lida como verdadeiro ecossistema humano e paisagístico que liga a Serra de São Francisco ao Oceano Atlântico".

A programação completa pode ser consultada, aqui.

Local: Da Aldeia de São Francisco da Serra à Praia da Costa de Santo André.
Horário: 8 a 12 de Setembro
Bilhetes: Não aplicável.
Fotografia disponível via Unsplash

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

4 Julho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

30 Junho 2025

Desejar: como os desejos de uma cidade se transformaram em festival

27 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

20 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Junho 2025

Podcast Capital: Preservação e Valorização do Património, com José Rodrigues e Maria José Sousa

18 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Isabel Costa e Rita Morais

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

13 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

11 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Gaya de Medeiros e Leonor W. Carretas

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0