Guiões – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, cujo objectivo é, como se lê na descrição do evento, "estabelecer-se como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas de Língua Portuguesa e os agentes, produtores, realizadores e investidores que poderão dar sequência ao material criado", realizar-se-á entre 11 e 13 de Março, intenerando entre o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa e a Universidade Lusófona.

A celebração da escrita cinematográfica em Língua Portuguesa conta com um programa diverso, desde as tradicionais sessões de pitching dos guiões finalistas, e a respectiva premiação, exibição de filmes, debates, masterclasses. Entre estes últimos, destaca-se o debate sobre Narrativas Episódicas, no primeiro dia, pelas 17h00, no Cinema São Jorge, no qual participará Julia Priolli, gerente de conteúdo original da Disney / Buena
Vista Production, bem como as masterclasses. Entre estas últimas encontram-se "Teoria de Séries e Desenho de Temporada", orientada por Julia Priolli, a realizar no dia 12 de Março, pelas 15h00, na Universidade Lusófona, onde se pensará a distinção entre longas metragens e séries, que reside na finitude. "Enquanto as longas metragens são histórias direccionadas a um final muito específico, que pode ser redentor, transformador, catártico ou, simplesmente, feliz, as séries são pensadas para não terminar. Para isso, buscam-se histórias sustentáveis e, portanto infinitas." Esta masterclass explorará ferramentas implicadas na criação de séries televisivas. No mesmo dia, pelas 16h30, David França Mendes é o responsável pela masterclass "A Narrativa Não-Linear em Watch Man: Um Estudo de Caso". Nesta, reflectir-se-á a partir das questões: "O que leva o autor de uma série a optar por uma estrutura não-linear? Quais as vantagens (e desvantagens) que essa escolha traz? Como engajar na história um espectador que é deliberadamente "desnorteado"? Quais são as circunstâncias em que a narrativa não-linear se impõe como melhor opção? Quais técnicas a aplicar?". Will Storr trará "The Science of Storytelling", pelas 10h00, despertando os interlocutores para a psicologia que suporta os nossos mitos, demonstrando como os contadores de histórias recorrem a tais processos. "Salas de Roteiro" será a masterclass de Leo Garcia, a decorrer no mesmo dia, pelas 14h00. Esta centrar-se-à nas writers rooms, nas suas particularidades e possibilidades, a partir da série A Benção.

Aqui podes consultar o programa completo.

Texto de Raquel Botelho Rodrigues
Cartaz cedido por Guiões
O Gerador é parceiro de Guiões