A 5ª edição do Guiões — Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, decorre nos dias 28 e 29 de março entre o Cinema São Jorge e a Universidade Lusófona. Depois de te explicarmos aqui em que é que consiste, damos-te a conhecer a programação que já está fechada e se estende aos dias 30 e 31 de março. 

No dia 28 o programa passa-se todo no Cinema São Jorge e a entrada é livre. À sessão de abertura marcada para as 15h00 com uma apresentação de programas de apoio à escrita e desenvolvimento pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), segue-se o debate sobre escrita de cinema de animação às 15h30, com Alexandra Ramires, Diogo Carvalho, Gabriel Bitar, Humberto Santana, Margarida Madeira, Paula Rosa, Possidónio Cachapa e moderação de Tiago Alves. 

No mesmo dia, a partir das 16h30, há uma apresentação PT CO-PROD, um coffee break de meia hora, e o pitching de finalistas. A partir das 18h30 as portas do cinema abrem-se para uma masterclass conjunta de Bráulio Mantovani e Carolina Kotscho. Às 19h30 será feita a entrega de prémios. 

O dia 29 de março começa pela manhã no Auditório Agostinho da Silva, da Universidade Lusófona, também com entrada livre. Depois da apresentação do Programa de Apoio a Curtas-Metragens Fundação GDA e ICA Novíssimos às 9h30, lança-se um debate sobre o público do cinema português. Moderado por Paulo Portugal, o debate conta com Elsa Mendes, Luís Urbano, Pandora da Cunha Telles, Paulo Gonçalves e Saúl Rafael no painel. 

Ao debate sobre o público do cinema português seguem-se mais dois. Às 11h30 o debate sobre escrita de ficção televisiva, com Roberto Pereira, Rui Cardoso Martins, Sebastião Salgado e moderação de Jorge Pereira, e às 14h30 o debate sobre escrita de cinema em língua portuguesa, com Bráulio Mantovani, Carolina Kotscho, Eliane Ferreira, João Canijo, e moderação de Inês Moreira Santos. O dia acaba com uma masterclass de Miguel Clara Vasconcelos. 

Nos dias 30 e 31 de março há uma oficina com Miguel Clara Vasconcelos no Auditório Q da Universidade Lusófona, para o qual é necessário fazer uma inscrição previamente. Sabe mais sobre a oficina, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Guiões disponível via Facebook
O Guiões e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.