O concelho de Gaivão, no distrito de Portalegre, acolhe hoje a iniciativa Cantares e Saberes, promovida pela associação cultural e artística Panóplia.

O evento integra o projeto-piloto "Não Brinques com o Fogo!”, fruto de uma parceria entre a AGIF – Agência para a Gestão Integrada de fogos Rurais – e o Ministério da Cultura, conjuntamente com as respetivas Direções Regionais de Cultura. Esta ação visa sensibilizar para a prevenção de incêndios através das artes visuais e da música.

A iniciativa terá início às 15 horas, na Casa do Povo de Gavião, com um workshop de street art dinamizado pelo artista Effe. Durante a sessão, que foca na temática das consequências florestais dos incêndios, os participantes terão a oportunidade de ajudar a finalizar a pintura de uma parede, anteriormente começada pelo artista. Já à noite, pelas 21 horas, será feita uma apresentação do projeto e o enquadramento do tema do Cantares e Saberes: "a sensibilização para a prevenção dos fogos e a importância da arte e da cultura na transmissão de mensagens de sensibilização", afirma a organização do evento. Nesta sessão marcarão presenta o Vice-Presidente da Câmara do Gavião, António Severino; o Presidente da União de Juntas da Atalaia e Gavião, Germano Porfírio; o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Gavião, Fernando Delgado; a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; a representante da AGIF, Sara Otero; e ainda a CEO da consultora do setor artístico-cultural Partnia, Carla Branco.

Por fim, o dia termina com a exibição do vídeo "Tempo de (Re)viver" - uma compilação de testemunhos locais que já combateram ou foram afetados pelos incêndios - produzido por Francisco Leocádio; e ainda o concerto do Pedro Vicente Trio, com a apresentação de uma música produzida especificamente para o evento.

Todas as atividades são abertas ao público, mas com limite de capacidade e, portanto, sujeitas a inscrição (no caso do workshop) ou a reserva e levantamento de bilhetes. Será possível fazê-lo através do website da Panóplia, na Junta de Freguesia de Gavião e Atalaia, na Biblioteca Municipal de Gavião e ainda através do número da biblioteca 241 639 071.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Ilustração do cartaz do evento

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.