A criação da associação cultural Sete Anos estreia a 14 de setembro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. O espetáculo aborda a Revolução dos Cravos, a partir três territórios que evocam diferentes dimensões daquele momento histórico no país.
As casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a indústria conserveira em Matosinhos são o ponto de partida da peça "Des", da autoria da Cláudia Dias, coreógrafa e diretora artística da Sete Anos. O espetáculo tem, para já duas, datas de exibição, nomeadamente, a 14 e 15 de setembro, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Para além de Cláudia Dias, que é também performer, e das bailarinas Victória Bemfica e Maya Albuquerque, o elenco é constituído por 16 pessoas, entre eles estão artistas, membros do Grupo de Práticas de Improvisação, jovens e pessoas com mais de 65 anos. Estes últimos, da comunidade daqueles três territórios de ação - Seixal, Serpa e Matosinhos, não só atuam no espetáculo como participaram na fase de investigação.
O objetivo de criar um grupo intergeracional, como é explicado em comunicado, foi conduzir à partilha de memórias, entre aqueles que viveram no período da ditadura e os mais novos, que não conheceram essa realidade.
Concebida para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o projeto "Des" contou com a co-produção dos Municípios do Seixal, de Serpa e Matosinhos, onde terá apresentações até ao final deste ano. O espetáculo foi ainda apoiado pelo programa Arte pela Democracia ― Programa de Apoio em Parceria, promovido pela Direção-Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril.