A obra "Memorial do Convento" dá, pela primeira vez em Portugal, origem a uma rota cultural que passa por Lisboa, Loures e Mafra, que nos leva a conhecer os locais que fizeram parte deste romance e que nos transporta até ao século XVIII, a Rota Memorial do Convento.
Manuel Milho, trabalhador da construção do Convento de Mafra, conhecido como um bom contador de histórias, é uma das personagens deste romance de José Saramago. Ao longo dos vários dias de transporte de uma pedra de Pêro Pinheiro até Mafra, Manuel relata a história de uma rainha que foge com um ermitão, criando nos seus ouvintes uma grande expectativa sobre o desenlace.
A Rota Memorial do Convento é um lugar de sonho e de histórias que nos levam para outros lugares, por isso todos os meses um jovem escritor será convidado a criar uma pequena história que poderia ter sido contada pelo próprio Manuel Milho.
A sétima destas histórias foi escrita por Maria Brás Ferreira, fundadora, directora e editora da revista literária Lote, na qual participa igualmente como autora de poesia e ensaio, e poeta convidada, em representação de Portugal, da plataforma pan-europeia Versopolis.
Descobre este conto que te irá levar a viajar por novos lugares, aqui.
O Gerador está a dar uma mãozinha à Fundação José Saramago na promoção deste projeto. Sabe mais sobre as linhas geográficas deste percurso, aqui.