fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Descobre aqui como está organizada a renovada Revista Gerador

A renovada Revista Gerador centra-se, a partir deste mês de Julho, no jornalismo de investigação…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A renovada Revista Gerador centra-se, a partir deste mês de Julho, no jornalismo de investigação cultural. Escrevemos sobre os temas fundamentais da cultura portuguesa com profundidade, rigor e dedicação mas, também, com descontração e capacidade de encaixe. No entanto, como desde 2014 - sim, é verdade, já vamos no número 26 - vamos continuar a ser criativos, audazes e a trazer artistas e autores portugueses para as nossas páginas. Sempre a cada dois meses.

A revista está dividida em seis grandes secções:

As primeiras páginas da revista

Porque sabe bem pôr as mãos na revista, folhear as primeiras páginas e mergulhar relaxadamente nos conteúdos. Nesta secção de entrada podes descobrir o que o Gerador anda a fazer nas suas iniciativas ou a criar para outros, pôr à prova o teu conhecimento da cultura portuguesa num quiz, ler uma entrevista na Central Gerador, o espaço do Gerador no Lumiar, assistir ao frente a frente de dois autores da cultura portuguesa, conhecer com mais detalhe um instagrammer português e descobrir oito publicações marcadas com o hashtag #gerador que brilharam no Instagram e chegaram às páginas da Revista Gerador.

Na capa

Uma reportagem em profundidade dedicada ao tema de capa da Revista Gerador. Nesta edição, sob o tema "conhecemos a nossa cultura?", fomos falar com programadores e intervenientes culturais , como o professor universitário Jorge Barreto Xavier, Tiago Guedes, director do Teatro Municipal do Porto ou a cantora Selma Uamusse, no sentido de aprofundar a questão: quais os caminhos para a cultura?

Do Barómetro

Análises saídas do Barómetro Gerador Qmetrics, dedicadas ao comportamento da cultura em Portugal. Explicamos como está o estudo organizado e desvendamos alguns dos dados saídos desta primeira edição.

Tendências

Abordamos as coisas do nosso tempo e até de um tempo a seguir. Na edição de Julho de 2019 quisemos perceber qual a resposta certa para uma noite de quiz, falamos de artistas portugueses que estão nas bocas do mundo, como a Grada Kilomba, e provocamos com uma marca portuguesa que pisca o olho à cultura, como a Montecampo.

Costumes

A secção onde falamos dos hábitos, locais e ideias da nossa terra. Na edição em banca, abordamos temas como a arquitectura do Estado Novo e a forma como a estética foi colocada ao serviço de um regime, visitámos uma daquelas cidades que vale mesmo a pena conhecer - Amarante, viajámos até ao restaurante Santa Luzia em Viseu com o Manuel Luar, autor da crónica Bem Comer, publicada todas as semanas no site Gerador e começámos a revelar uma intenção artística na gastronomia, guiados pelo Hugo Brito, chef do restaurante Boi-Cavalo.

Agenda

Fomos falar com os nossos parceiros para sabermos o que anda a acontecer pelo país fora. De norte a sul, passando pelas ilhas.

De crónicas e obras também se faz a Revista Gerador

Em todas as edições da Revista Gerador encontras crónicas de Luís Sousa Ferreira, diretor do 23 Milhas e fundador e diretor artístico do Bons SonsMarta Crawford, psicóloga, sexóloga, terapeuta familiar e autora publicada, Pedro Pires, CCO/CEO da agência Solid Dogma e Salvador Sobral, músico com dois discos a solo e vencedor da Eurovisão em 2017.

E, ainda, três obras originais, uma visual, outra fotográfica e ainda literária que, nesta edição, foram criadas, respectivamente, pelas autoras incalma, designer e ilustradora, Marta Ferreira, designer e instagrammer e Matilde Campilho, poeta.

Descobre mais sobre as crónicas e obras da Revista Gerador de Julho, aqui.

E, já agora, encomenda a tua Revista Gerador de Julho, aqui. Num abrir e fechar de olhos estará nas tuas mãos. Melhor, só mesmo se fores Sócio Gerador e receberes, bimestralmente, a Revista Gerador em casa.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

29 DE SETEMBRO

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0