A Revista Gerador 27, nas bancas, está divida em 5 grandes secções e conta ainda com crónicas e obras originais. Curioso sobre o que podes descobrir nas nossas páginas?

As primeiras páginas da revista

Nas primeiras páginas da revista, podes ler acerca da conversa com curadoria do Gerador no IMINENTE, pôr à prova o teu conhecimento da cultura portuguesa com o quiz Quebra-Gelo, ler uma entrevista com Rosa Azevedo, editora da Snob, descobrir as inspirações da ceramista Sofia Magalhães e da lenda do jazz português Bernardo Moreira, e conhecer com mais detalhe a instagrammer @ritacordeiro.

Grandes Leituras

A 17 de agosto de 1919, o jornal A Capital escreveu pela primeira vez a palavra jazz no nosso país. Cem anos depois, o tema de capa da edição em banca é “Há uma revolução no jazz em Portugal?”. Fomos ouvir músicos, descobrir salas de concertos, e falar com escolas e programadores, para construir uma grande reportagem que explora a fundo o universo do jazz português.

Exploramos também a importância da escolaridade no consumo cultural em Portugal, tendo por base alguns resultados do estudo Barómetro Gerador Qmetrics.

Tendências

Nesta secção, falamos de coisas do nosso tempo e até de um tempo a seguir. Conversámos com a Vanessa Ribeiro, uma “caçadora de histórias” portuguesa que está a dar que falar lá fora, fomos investigar a febre dos discos de vinil, e ficámos a conhecer melhor a Cuscuz, uma marca de óculos portuguesa.

Costumes

A secção onde falamos dos hábitos, locais e ideias da nossa terra. Desvendámos o universo da cerâmica, um ofício com cada vez mais adeptos, viajámos até Monsaraz, no Alentejo, e assistimos a uma conversa entre o chef Hugo Brito, o chef Tiago Feio e o jornalista Tiago Pais, no Restaurante Dong no Martim Moniz, em Lisboa.

Agenda

Fomos falar com os nossos parceiros para sabermos o que anda a acontecer pelo país fora, de norte a sul, passando pelas ilhas.

Por último, há lugar para crónicas e obras exclusivas

Destacamos a nova crónica da Revista GeradorManual de Sobrevivência, escrita por Sara Barros Leitão, que se junta a Luís Sousa Ferreira, Marta Crawford, Pedro Pires e Salvador Sobral, os cronistas regulares da Revista Gerador.

Esta edição conta também com uma obra fotográfica inédita de Rúben Caeiro, com fotografias de 6 personalidades portuguesas: Albano Jerónimo, Benedita Pereira, Chef Kiko, Margarida Pinto Correia, Patrícia Mamona e Rui Unas. Podes ainda descobrir uma obra literária da autoria do poeta José Anjos e uma obra gráfica da ilustradora Ana Filipa Olímpio.

Pede a tua Revista Gerador 27 aqui. Num abrir e fechar de olhos estará nas tuas mãos. Melhor, só se fores Sócio Gerador e receberes a Revista Gerador em casa.