Já podes encomendar a Revista Gerador 34 na nossa loja online. Esta edição, dedicada ao tema O que é o Jornalismo Lento? marca um momento importante na vida do Gerador em que nos comprometemos a aprofundar, cada vez mais, a nossa ligação à prática do jornalismo lento e menos à atualidade. Curioso para descobrir alguns dos destaques desta edição?

Na Capa | O que é o Jornalismo Lento?

Na reportagem de capa refletimos sobre o que é o jornalismo lento. Procurámos falar sobre a importância de um jornalismo pertinente e profundo, explicando a sua relevância para a manutenção de uma sociedade democrática, com a ajuda de académicos, jornalistas, diretores e alunos de jornalismo.

Bolsa Reportagens Essenciais | Conhecer as Cidades através da Cultura e da Criatividade

Esta é uma reportagem de investigação sobre as consequências das Cidades Criativas da UNESCO em Portugal, a rede criada em 2004 da qual fazem parte 246 cidades espalhadas pelo mundo. Tendo em conta as diretrizes da Agenda 2030 da ONU, estas cidades cooperam entre si com o objetivo de colocar as indústrias culturais e criativas na agenda governamental para o desenvolvimento local e regional. Em Portugal são sete as cidades que integram esta rede e há outras três, como a Covilhã, que estão em fase de candidatura. Que respostas estão a dar as cidades portuguesas inseridas nesta rede? Porque é que é tão importante olhar para a cultura do ponto de vista das cidades? Estas são algumas das questões refletidas nesta reportagem de investigação.

Bolsa Reportagens Essenciais | Sair do Interior… E voltar?

A procura por mais e melhores oportunidades de emprego é ainda hoje um motivo partilhado por muitos jovens do interior do país que rumam aos grandes centros urbanos do litoral, para estudar ou trabalhar, acabando por lá se fixar permanentemente. Há quem pense em regressar, mas há também lacunas que persistem e que tornam os territórios do interior menos atrativos para as suas aspirações pessoais e profissionais. Esta é ainda uma realidade. Todavia, há novas tendências que parecem estar a ganhar expressão e a contribuir para uma maior dinamização e revitalização do interior. Poderá o teletrabalho ou o empreendedorismo ajudar a contrariar este cenário?

Perfil de Diana Andringa | O que há de humano no exercício do jornalismo?

Nesta edição dedicada ao jornalismo, não podíamos deixar de traçar um perfil de uma profissional da área, que admiramos. Diana Andringa, que durante décadas trabalhou na RTP temas de política internacional e direitos humanos, é uma jornalista que desbravou caminho para outras jornalistas mulheres, que apontou a luz para o que não era suposto ver-se, que nunca pensou apenas em si. Podemos, aliás, afirma-lo no presente: que nunca pensa apenas em si. O trabalho de Diana Andringa lembra-nos o que há de humano numa profissão que os tempos pedem que seja cada vez mais mecanizada; lembra-nos do essencial.

Reportagem | Todos somos eternos Repórteres em Construção

Há quatro anos que o projeto Repórteres em Construção cria pontes entre a academia e o mercado de trabalho, da Covilhã ao Algarve. Na base estão os alunos de jornalismo que começam a encontrar-se com os desafios de fazer reportagem, que aprendem e pensam com professores das suas licenciaturas ou mestrados, mas também com jornalistas no ativo. Aprendem uns com os outros, e encontram na multiplicidade dos olhares de todos os que integram o projeto, num mundo em constante mudança, a grande vantagem de dedicar tempo ao jornalismo. No  fim do dia, todos eles (ou todos nós) são (somos) eternos Repórteres em Construção.

Torna-te Sócio Gerador aqui e recebe a Revista Gerador em casa ou acede à versão digital diretamente na área reservada do nosso site.

Créditos – Capa e design da Revista de Priscilla Ballarin