A imensa matéria-prima gerada por mais de 30 perguntas mandatou-nos a encontrarmos um modelo de sistematização da informação em 6 grandes secções.

Conhecimento do país

Será que os portugueses conhecem bem o seu país? Fomos saber a que capitais de distrito já foram no último ano ou, pelo menos, uma vez na vida. E escolhemos mais 20 locais de referência, desde o Gerês, passando pela aldeia de Monsanto, até Odeceixe, para saber por onde os portugueses já andaram.

A cultura e a sociedade

Aqui analisamos a importância da cultura para a sociedade, em comparação com outros sectores fundamentais, e questionamos os portugueses sobre quais as áreas que mais relacionam com a cultura. E ainda perguntamos sobre o investimento que o estado faz nesta área.

A cultura e o indivíduo

Queremos saber como a cultura está presente no dia-a-dia dos portugueses e qual a sua relevância agora e no futuro. Matamos a curiosidade sobre quem está profissionalmente ligado à cultura e quem tem uma actividade de lazer de âmbito cultural. E percebemos como as pessoas olham para o papel da cultura.

A cultura e as marcas

Descobrimos qual a percepção dos portugueses em relação ao investimento global das empresas na cultura e fomos avaliar o comportamento de 25 marcas que actuam em Portugal, em sectores como o das telecomunicações, da distribuição, da banca ou do grande consumo.

Consumo cultural

Fomos investigar o consumo percepcionado de cultura nos últimos 6 meses, em diferentes dimensões culturais, como ver um filme, ler um livro, visitar um museu ou ir a um espectáculo de teatro. E tentamos entender qual é a expectativa sobre os preços relacionados com a cultura, como ir a um concerto, ao cinema ou a uma exposição.

Referências culturais

Parece-nos importante ter noção sobre quais os espaços culturais que os portugueses conhecem, bem como sobre as principais referências do património nacional, como o Mosteiro da Batalha, a Torre dos Clérigos ou as Gravuras de Foz Côa. E também fomos questionar sobre os artistas que os portugueses mais admiram.

O Barómetro Gerador Qmetrics pretende fornecer ferramentas para apoiar livremente os autores, agentes culturais e líderes políticos e empresariais nas decisões relacionadas com as estratégias culturais. E quer pôr todos os portugueses a reflectir sobre a importância da cultura para a sociedade.

Dia 5 de julho vai a gerador.eu e faz download gratuito do relatório que revela o que os portugueses pensam da cultura.