“Doces do Oficio” é uma série televisiva do canal 24 Kitchen Portugal dedicada à confecção de doces e conduzida pelo chef Francisco Moreira. A primeira temporada já terminou e agora surge o livro homónimo que inclui todas as receitas já apresentadas em televisão – o lançamento tem data marcada para dia 8 de novembro.

Neste livro, Francisco Moreira conta as histórias das suas receitas. As 66 receitas disponíveis encontram-se organizadas por temáticas, à imagem do que acontece a cada episódio do programa, tais como: “Para Dividir”, “Com Café”, “Leve e Fresco”, “Para Cortar à Fatia”, “Chá das Cinco”, “Inspiração Asiática”, “Sobremesas em Copo” e muitos mais, como se pode ler em comunicado.

“Nestas 66 receitas as pessoas vão poder encontrar um pouco de mim, do meu percurso, dos meus gostos, das minhas memórias, viagens e ideias, que agora também são os dos nossos espectadores e leitores…”, refere Francisco Moreira. Acrescenta ainda que “acima de tudo procurei tornar estas receitas fáceis de executar, para mostrar que a pastelaria não é tão complicada como parece. Basta um pouco de dedicação e organização e ficarão surpreendidos com aquilo que vão ser capazes de fazer”.

Francisco Moreira destaca-se não só pelo seu trabalho em pastelaria mas também por ser mestre chocolateiro. Natural de Lisboa, depois de ter passado por hotéis de luxo e restaurantes com estrelas Michelin, mudou-se para a Bélgica para trabalhar na Callebaut Chocolate Academy de Wieze – referência mundial para chefs que se querem dedicar ao chocolate.

O livro “Doces do Ofício” é uma parceria entre o 24 Kitchen, a Casa das Letras e Francisco Moreira. Está disponível nas livrarias, a partir do dia 12 de novembro.

Na Revista Gerador 28, que acabou de sair do forno e tem como tema “Por que razão somos apaixonados por doces?”, podes encontrar um artigo sobre Francisco Moreira.

Texto de Maria Costa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.