A programação do Workshop Digital Production que se dedica a cultivar o desenvolvimento de ferramentas que ajudem os profissionais do cinema, televisão ou streaming a produzir os seus projetos já se encontra disponível.

Composto por vinte e quatro vagas, o workshop dedica-se a profissionais do cinema, nomeadamente, produtores, produtores de linha, cineastas, diretores de fotografia, diretores de produção e pós-produção. O que não impede todxs aqueles que revelem experiência profissional em produção de longa-metragem e ou documentário, não possam participar.

Voltando os olhares para os eventos que compõem este workshop:

  • No dia 29 de março será realizada a introdução de boas-vindas com Filipe Pereira, Paul Miller, Marta Carvalho e Martin Hagemann. De seguida serão abordados diferentes temas e debates, nomeadamente, Comunicação sobre tendências de digitalização por Martin Hagemann; Pitch dos 8 projectos seleccionados para o workshop; Pós-produção 101 por Miga Bär e ainda a Sessão técnica 0 por Philippe Ros: Câmaras Digitais ou Analógicas e Pós Produção Digital: Como Escolher?.
    O dia termina com o a análise do estudo de caso dos tutores responsáveis por cada tema abordado.

  •  Já no dia 30 de março será feita uma introdução ao programa do dia por Paul Miller e Martin Hagemann. Segue-se a Sessão Técnica 1 com Florian Rettich: Da Luz à Imagem – Conceitos chave; Sessão Técnica 2 com Philippe Ros; Sessão Técnica 3 com Florian Rettich: Arquitectura de Câmaras e Pré-visualização do fluxo de trabalho; Sessão Técnica 4 com Philippe Ros: Tipos de Fluxo de Trabalho, Identificação e Selecção, por último segue-se uma conversa com um painel de especialistas e termina o dia com o  estudo de caso.

  • Durante o dia 31 de março, depois da introdução de abertura, o dia será composto por: uma Sessão Técnica 5 com Florian Rettich: Filmar a 4K ou a 2K para um projecto 2K?; Sessão Técnica 6 com Philippe Ros:- Lentes, Olhar e Cor; Sessão Técnica 7 com Florian Rettich: High Dynamic Range; Sessão Técnica 8 com Tommaso Vergallo: Digitalização e Distribuição. 
    Concluídas as sessões, prossegue-se com mais um conversa com o painel de especialistas e o estudo caso.

  • O último dia do workshop dedica-se a: Sessão Técnica 9 com Philippe Ros & Miga Bär: Filmagem e Pós-produção – Conselhos e Torre de Controlo; Estratégias de distribuição de filmes Parte I com Miga Bär; Estratégias de distribuição de filmes Parte II (Orador a Confirmar); análise de fluxo de trabalho com estudo de caso; análise dos projetos dos participantes e discussão de soluções e estratégias. Por último, será feita uma reunião com cada um dos participantes para avaliações e momentos de dúvidas.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.