fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Drawing Room Lisboa está de regresso, também online e com espaço para artistas sem galeria

A 3.ª edição desta feira de arte contemporânea especializada em desenho acontece, presencialmente, de 14…

Texto de Flavia Brito

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 3.ª edição desta feira de arte contemporânea especializada em desenho acontece, presencialmente, de 14 a 18 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Mas também online, na #DrawingRoomStore, onde dezoito galerias internacionais se juntam às vinte galerias do programa geral, mais dois projetos. Também a programação paralela decorrerá maioritariamente em formato digital e live.

O desenho contemporâneo português é o destaque deste ano. No espaço físico, a feira decidiu privilegiar as galerias e artistas nacionais, bem como algumas galerias espanholas pela presença da feira congénere Drawing Room Madrid. Filomena Soares, Uma Lulik, Módulo, Carlos Carvalho, Bruno Murias, Fonseca Macedo de Ponta Delgada e Kubik do Porto são exemplos de galerias que já marcavam presença na edição de Lisboa e que regressam este ano para mais uma participação. Entre os 60 artistas que integram esta mostra presencial podemos encontrar Paula Rego, Helena Almeida, Paulo Brighenti, Pedro Barateiro, Joana Pimentel, Pedro Calapez, Vasco Barata, Alexandre Conefrey, Paulo Damião, Vera Mota, Sara Bichão, Rui Horta Pereira e Paulo Lisboa.

As restantes galerias internacionais - do Brasil, Argentina, Colômbia, Inglaterra, Holanda, Itália e Espanha - terão espaço nesta edição num complemento online da feira, contribuindo desta forma para a reativação do mercado da arte contemporânea do desenho e fomentar novas oportunidades de negócio.

"Seremos a única feira de arte que poderá ser realizada este ano, pelo que todos os amantes de arte estão ansiosos por vir e nós estamos ansiosos por recebê-los", partilha Mónica Alvarez, diretora da Drawing Rooom Lisboa, com o Gerador. "Além disso, criámos uma plataforma digital onde são exibidas as obras da feira, mais as 18 galerias internacionais que integram o projeto, totalizando mil obras de arte apresentadas."

Artistas sem galeria ganham espaço nesta edição

Este ano, a iniciativa dará também espaço a artistas sem galeria, numa mostra coletiva também disponível para venda. A exposição “O sol de inverno: o cavalo congela a minha sombra” reúne obras de doze artistas, que refletem sobre os modos atuais de produção de imagens desenhos, nomeadamente, Adriana Proganó, Fátima Moreno, Fernando Brito, Francisca Carvalho, Gonçalo Pena, Irene Buarque, Mané Pacheco, Marco Franco, Mariana Gomes, Mattia Denisse, Pedro Henriques e Von Calhau.

"A edição deste ano, tão estranho e difícil para muitas pessoas, quer lançar um mensagem de apoio aos artistas. Por este motivo, adicionamos ao nosso habitual programa geral, onde participam vinte galerias, dois projetos site specific de artistas em início de carreira - neste caso, Guillermo de Foucault e os irmãos moçambicanos Santos e Rodrigo Mabunda - e uma exposição, comissariada por Natxo Checa, de artistas que não dispõem de galeria para os representar em Portugal", conta a diretora.

"Além disso, um percurso pelos mupis da cidade de Lisboa, que mostra desenhos de 30 alunos finalistas de Belas Artes e Ar.co, confirma que o desenho desperta um grande interesse em jovens artistas", acrescenta Mónica Alvarez, sobre uma nova iniciativa da Drawing Room Lisboa, com o patrocínio da Fundação PLMJ e a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, que traz o desenho a todos os lisboetas, convidando-os a percorrer uma rota de descoberta pelo centro da cidade.

Nesta edição manter-se-á ainda o habitual espaço editorial com uma versão digital para os lançamentos de edições e múltiplos.

Texto por Flávia Brito
Fotografias de Pauliana V. Pimentel ©

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0