fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Duetos com Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, no site Gerador. Esta performance tem como base o espetáculo Aurora Negra, e surge da captação de imagens do processo criativo e do espetáculo, em torno da temática do corpo da mulher negra. Através do ambiente sonoro criando por Carolina Varela, este objeto funde-se e transforma-se num manifesto sonoro e imagético. Depois da performance há ainda uma conversa sobre o processo criativo e respostas a algumas questões.

Assiste a este dueto à hora marcada, aqui:

Carolina Varela nasceu em Coimbra em 1992 e estudou Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2015 participou no disco Subtractive Colors de Desidério Lázaro e em alguns dos concertos de Tora Tora BigBand. No ano seguinte junta-se à banda Rosa Mimosa y sus Mariposas como cantora principal e, em 2017, participa como atriz no espetáculo Ensaio para uma Cartografia, de Mónica Calle. No mesmo ano ingressa na banda Vitória & the Kalashnicoles como baixista e cantora. Em 2018 é convidada por Mónica Garnel a dar apoio vocal aos atores de The Swimming Pool Party. Foi sonoplasta e compositora do espetáculo Aurora Negra, uma co-criação com Isabél Zuaa, Cleo Diára e Nádia Yracema, que estreou em Setembro de 2020 no TNDM II. Em 2021 estreia Carta de Mónica Calle.

Cleo Diára nasceu a 2 de Setembro de 1987 na Cidade da Praia, em Cabo Verde e mudou-se durante a sua infância para Lisboa. As suas primeiras experiências teatrais foram no grupo de teatro universitário Mis-cutem, e, em 2012, iniciou a sua formação artística profissional na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2015 participou como intérprete em vários projetos teatrais de encenadores nacionais dos quais destaca, Rogério Carvalho, Mónica Calle, Sónia Baptista, Mário Coelho e Pedro Baptista. Integrou também várias produções de cinema nacional e internacional, como Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Verão Danado, de Pedro Cabeleira, e Terra Amarela, de Dinis Costa.

Isabél Zuaa nasceu em Lisboa e tem as suas origens na Guiné-Bissau e em Angola. Formou-se em Interpretação Teatral no Chapitô, em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e em Artes Cénicas na UniRio, no Rio de Janeiro. Desde de 2010 transita entre projetos de dança, cinema e teatro, no Brasil, em Portugal e em Itália.
Em 2020, ganha a Bolsa Amélia Rey Colaço para a criação do espetáculo Aurora Negra, em colaboração com as atrizes Cleo Diára e Nádia Yracema, com estreia no TNDM II e digressão pelo país. Desde 2017, foi destacada com vários prémios pela sua participação nos filmes Animal AmareloDeserto EstrangeiroAs boas ManeirasJoaquim e Nó do Diabo.

Nádia Yracema nasceu a 3 de Julho em Luanda, Angola. Inicia a sua formação e atividade em teatro no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra e ingressa, em 2012, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Após conclusão da formação académica tem trabalhado como atriz com encenadores nacionais e internacionais, dos quais destaca: Bouchra Ouizguen, Emmanuelle Huynh, Matthias Langhoff, Rogério de Carvalho, Tiago Rodrigues e Sara Carinhas. Tem uma participação ativa em vários organismos sociais que promovem o trabalho colaborativo nas áreas do cinema, teatro e performance. Em 2018 integra o projecto internacional École de Maîtres e, em 2019, o projeto vencedor da bolsa Amélia Rey Colaço, Aurora Negra, com Cleo Diára e Isabél Zuaa.

Para além das intérpretes, este dueto contou com a participação de Felipe Drehmer na captação e edição de vídeo, Tony Cassanelli na captação das imagens da pintura Pietà, Eloísa d'Ascensão nos figurino e pintura facial e corporal, Carolina Varela e Yaw Tembe na criação sonora e, ainda, com a interpretação de Paulo Páscoal, Mauro Hermínio e Bruno Huca.

Descobre todos os Duetos que já passaram pelo site Gerador, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

3 Julho 2025

Horizontes Vivos: vem refletir sobre ética e direitos de autor no jornalismo

1 Julho 2025

Post/Zeigeist: vamos falar sobre o significado da vida, envelhecimento e morte?

26 Junho 2025

Subscritores do Gerador com 20% de desconto no festival de cinema Curtas Vila do Conde

24 Junho 2025

Conhece o painel de jurados da Mostra Nacional Jovens Criadores

19 Junho 2025

Podcast Capital: Preservação e Valorização do Património, com José Rodrigues e Maria José Sousa

18 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Isabel Costa e Rita Morais

17 Junho 2025

Open call para trabalhos criativos: dia 15 de julho participa na sessão online de esclarecimento

15 Junho 2025

Escreve uma reportagem sobre recursos hídricos com apoio desta bolsa para jornalistas

11 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Gaya de Medeiros e Leonor W. Carretas

31 Maio 2025

Revista Gerador 45, uma edição inteiramente dedicada aos 15 anos do casamento igualitário

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0