fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Duetos com Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela,…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Hoje, dia 29 de abril às 21h30, não percas o dueto que junta Carolina Varela, Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema, no site Gerador. Esta performance tem como base o espetáculo Aurora Negra, e surge da captação de imagens do processo criativo e do espetáculo, em torno da temática do corpo da mulher negra. Através do ambiente sonoro criando por Carolina Varela, este objeto funde-se e transforma-se num manifesto sonoro e imagético. Depois da performance há ainda uma conversa sobre o processo criativo e respostas a algumas questões.

Assiste a este dueto à hora marcada, aqui:

Carolina Varela nasceu em Coimbra em 1992 e estudou Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2015 participou no disco Subtractive Colors de Desidério Lázaro e em alguns dos concertos de Tora Tora BigBand. No ano seguinte junta-se à banda Rosa Mimosa y sus Mariposas como cantora principal e, em 2017, participa como atriz no espetáculo Ensaio para uma Cartografia, de Mónica Calle. No mesmo ano ingressa na banda Vitória & the Kalashnicoles como baixista e cantora. Em 2018 é convidada por Mónica Garnel a dar apoio vocal aos atores de The Swimming Pool Party. Foi sonoplasta e compositora do espetáculo Aurora Negra, uma co-criação com Isabél Zuaa, Cleo Diára e Nádia Yracema, que estreou em Setembro de 2020 no TNDM II. Em 2021 estreia Carta de Mónica Calle.

Cleo Diára nasceu a 2 de Setembro de 1987 na Cidade da Praia, em Cabo Verde e mudou-se durante a sua infância para Lisboa. As suas primeiras experiências teatrais foram no grupo de teatro universitário Mis-cutem, e, em 2012, iniciou a sua formação artística profissional na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2015 participou como intérprete em vários projetos teatrais de encenadores nacionais dos quais destaca, Rogério Carvalho, Mónica Calle, Sónia Baptista, Mário Coelho e Pedro Baptista. Integrou também várias produções de cinema nacional e internacional, como Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Verão Danado, de Pedro Cabeleira, e Terra Amarela, de Dinis Costa.

Isabél Zuaa nasceu em Lisboa e tem as suas origens na Guiné-Bissau e em Angola. Formou-se em Interpretação Teatral no Chapitô, em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e em Artes Cénicas na UniRio, no Rio de Janeiro. Desde de 2010 transita entre projetos de dança, cinema e teatro, no Brasil, em Portugal e em Itália.
Em 2020, ganha a Bolsa Amélia Rey Colaço para a criação do espetáculo Aurora Negra, em colaboração com as atrizes Cleo Diára e Nádia Yracema, com estreia no TNDM II e digressão pelo país. Desde 2017, foi destacada com vários prémios pela sua participação nos filmes Animal AmareloDeserto EstrangeiroAs boas ManeirasJoaquim e Nó do Diabo.

Nádia Yracema nasceu a 3 de Julho em Luanda, Angola. Inicia a sua formação e atividade em teatro no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra e ingressa, em 2012, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Após conclusão da formação académica tem trabalhado como atriz com encenadores nacionais e internacionais, dos quais destaca: Bouchra Ouizguen, Emmanuelle Huynh, Matthias Langhoff, Rogério de Carvalho, Tiago Rodrigues e Sara Carinhas. Tem uma participação ativa em vários organismos sociais que promovem o trabalho colaborativo nas áreas do cinema, teatro e performance. Em 2018 integra o projecto internacional École de Maîtres e, em 2019, o projeto vencedor da bolsa Amélia Rey Colaço, Aurora Negra, com Cleo Diára e Isabél Zuaa.

Para além das intérpretes, este dueto contou com a participação de Felipe Drehmer na captação e edição de vídeo, Tony Cassanelli na captação das imagens da pintura Pietà, Eloísa d'Ascensão nos figurino e pintura facial e corporal, Carolina Varela e Yaw Tembe na criação sonora e, ainda, com a interpretação de Paulo Páscoal, Mauro Hermínio e Bruno Huca.

Descobre todos os Duetos que já passaram pelo site Gerador, aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

26 Abril 2024

JP Simões canta José Mário Branco no Oeiras Ignição Gerador

23 Abril 2024

Oeiras Ignição Gerador. André Teodósio numa apresentação única

20 Abril 2024

Hoje, dia 27, podes conhecer as obras dos selecionados do Cantar Abril. Entrada Livre.

18 Abril 2024

O festival Oeiras Ignição Gerador regressa a 18 e 19 de maio

12 Abril 2024

Hora Europa: como olham Guya Accornero e Susana Rogeiro Nina para as eleições europeias?

11 Abril 2024

Aproveita 20% de desconto na peça Diário de uma República, no Teatro S. Luiz

5 Abril 2024

Aprofunda os teus conhecimentos em gestão cultural. Inscrições abertas na Academia Gerador

31 Março 2024

Descobre aqui os dois vencedores da nova edição da bolsa

22 Março 2024

Hora Europa: como olham Anabela Rodrigues e Benjamim para as eleições europeias?

8 Março 2024

Foste vítima de discurso de ódio? Partilha o teu testemunho connosco

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0