Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

É já este mês que arranca a 18ª edição dos “Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra”

A 18ª edição dos “Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra” abre as portas a novas…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 18ª edição dos "Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra" abre as portas a novas abordagens musicais , disponibilizando 12 concertos entre os dias 23 e 31 de outubro.

A iniciativa, co-organizada pelo Jazz ao Centro Clube e pela Câmara Municipal de Coimbra, passará por sete locais da cidade: Convento São Francisco, Colégio da Graça, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Museu Nacional Machado de Castro, Oficina Municipal do Teatro, Salão Brazil e Teatro Académico de Gil Vicente. De acordo com a organiação, "o Jazz ao Centro continua a fazer jus à ideia de “encontros”, colocando a partilha e a criação artísticas no núcleo das suas prioridades"

Dando continuidade à iniciativa lançada em 2019, a 18ª edição do Jazz ao Centro arranca com um coletivo de um país europeu - este ano o grupo Tricollectif, de França- que cruza com músicos portugueses como Luís Vicente, Marcelo dos Reis, Luís Lopes, Mariana Dionísio, João Camões e Alvaro Rosso. Este ano a inciativa é denominada de "TriCoimbra: Luso-French Extravaganza", e junta 14 músicos em 8 concertos, no fim de semana de 23 a 25 de outubro.

O Jazz ao Centro regressa no último fim de semana de outubro com o baterista e compositor Mário Costa, no Teatro Académico de Gil Vicente. A apresentação, de entrada gratuita, conta com a participação de Benoît Delbecq e Bruno Chévillon. Já no Salão Brazil, é a vez de João Lobo apresentar o disco de estreia “Simorgh”, em trio com Norberto Lobo e Soet Kempeneer.

O dia de encerramento está marcado para 31 de outubro, com o duo de Burnt Friedman e João Pais Filipe, numa das primeiras apresentações de “Eurydike”. O derradeiro concerto do Jazz ao Centro terá lugar no Salão Brazil, com o novo projeto da cantora Rita Maria, acompanhada por João Mortágua e Mané Fernandes.

Alguns dos espetáculos têm entrada gratuita, mediante reserva através do seguinte email: reservas.jazzaocentro@gmail.com. Quanto às restantes atuações, o valor do bilhete varia entre os 10€ e os 5€.

Pode consultar a programação do Festival em detalhe aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Théo Ceccaldi & Roberto Negro, cedida pela organização do festival

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

30 Julho 2026

Dar uma volta com Patrícia Relvas

29 Julho 2026

Afonso Cruz é o próximo convidado da iniciativa “Autor Leitor: um livro escrito com quem lê” 

28 Julho 2026

De 7 a 19 de agosto a exposição itinerante da Mostra Nacional Jovens Criadores está em Portalegre

27 Julho 2026

Festival Extremo: com música e oficinas, a fronteira entre o dia e a noite voltou a diluir-se na Falperra

24 Julho 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

23 Julho 2026

Revista Gerador: uma edição sobre coletivo e formas de reconstruir o comum

23 Julho 2026

Conversas em Rede abrem espaço à partilha entre teatros e cineteatros da RTCP

20 Julho 2026

Quão perto vive de parques e jardins? Um mapa das cidades mais verdes da Europa

17 Julho 2026

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

15 Julho 2026

Academia Gerador: inscrições abertas para os cursos que estimulam novas formas de pensar e criar

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0