O dia 29 de abril assinala a presença da compositora e artista sonora Ellen Arkbro no palco do Teatro do Bairro Alto, pelas 19 horas. Utilizando instrumentos acústicos tradicionais, a música da artista define-se como "conceptual" e procura acionar efeitos "psicoacústicos" em quem a escuta.

Com formação em jazz, Ellen dedica-se a explorar técnicas específicas, como "a harmonia intervalar em entonação justa (uma afinação em que a relação entre notas é determinada pela razão de números inteiros)", lê-se na apresentação do espetáculo.

Recorrendo a instrumentos acústicos tradicionais e a uma síntese digital algorítmica, a música conceptual de Ellen procura despertar efeitos "psicoacústicos" a quem a ouve.. O seu trabalho inclui composições de longa duração para ensembles, ambientes sonoros eletrónicos na forma de instalações e performances ao vivo.

O álbum CHORDS (2019), o seu segundo disco, contém apenas duas faixas: um solo para órgão e outro para guitarra. Nestas composições, a artista dedica-se a uma abordagem minimalista, na qual procura as qualidades imediatas do som e a expansão das capacidades dos instrumentos acústicos no que toca à sua tonalidade. Apresentará no TBA um dos seus solos.

Local: Sala Principal do Teatro do Bairro Alto;
Horário: 29 de abril às 19horas;
Bilhetes: entre 5 euros e 12 euros.
Fotografia da cortesia do TBA