Já tens a última edição da Revista Gerador 32? Relembrando o Oeiras Ignição Gerador, o festival que juntou mais de 40 artistas para refletir acerca do futuro da cultura em Portugal, neste número voltamos a olhar para o setor, medindo os avanços e recuos daquele que será o fado da nossa cultura. Curioso para descobrir alguns dos destaques desta edição?

Na reportagem de capa relembramos este primeiro ano do festival, onde refletimos com mais de 40 artistas acerca do futuro da cultura e da criatividade, perspetivando já o próximo. Divulgamos alguns dos resultados que lá obtivemos procurando perceber em que ponto está a situação do setor cultural e as premissas feitas no festival.

Nestas páginas encontras ainda uma entrevista a Jorge Barreto Xavier, comissário da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, onde partilhou a sua visão sobre esta candidatura e a relação que tem existido entre os candidatos, bem como outros temas de agora ou de outros tempos.

Esta edição recorda as típicas festas populares, as desafiantes editoras independentes, as clássicas máquinas de escrever, e muitos outros que poderás descobrir ao folhear estas páginas. A capa é da autoria de Fátima Bravo e o interior tem ainda obras de artistas como Clara Leitão, Cláudia Andrade e Gonçalo Fonseca.

A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Com o Cartão Sócio Gerador recebes a revista em casa antes de chegar às bancas. Descobre mais aqui.
Créditos – fotografia de David Cachopo e ilustração na capa de Fátima Bravo